Na manhã desta sexta-feira (26) o Tiro de Guerra 01-013 de Guaçuí prestou uma homenagem ao Ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Sr. Agostinho Ferreira da Silva, morador do município de Guaçuí, que completou 100 anos de idade, no dia 24 de maio. Entre as homenagens prestadas, ele foi agraciado com um brasão do 38° Batalhão de Infantaria, um diploma de “Amigo do Batalhão General Tibúrcio”, pelos relevantes serviços prestados a essa organização militar do Exército Brasileiro, além de uma lembrança do Tiro de Guerra.
O Sr. Agostinho serviu a pátria como integrante da I Companhia do I Batalhão do 1º Regimento de Infantaria – “Regimento Sampaio”. Foi ferido em 17 de abril de 1945 em Castel d’Aiano por estilhaços de granada, fazendo-o assim merecedor da medalha “Sangue do Brasil” como um eterno soldado da caserna de Sampaio no Rio de Janeiro.
No dia 24 de maio também se comemora nacionalmente o “Dia da Infantaria”. A data marca o nascimento do Brigadeiro Antônio Sampaio, um grande herói nacional que ficou conhecido, na história militar brasileira, como “o bravo dos bravos”. Em comemoração à data, o Tiro de Guerra 01-013 realizou a entrega de braçal aos monitores concludentes da 1ª fase do curso de formação de cabo reservista.
O diretor do Tiro de Guerra e prefeito de Guaçuí Marcos Luiz Jauhar participou da solenidade e disse. “Um dia muito feliz para todos nós. Gostaria de parabenizar o Sr. Agostinho pelo seu aniversário de 100 anos e agradecer pelo que o senhor fez pelo nosso país. Que Deus continue abençoando a sua vida para que possamos comemorar muitos aniversários juntos do senhor”, finalizou.
Para o Sargento Albert de Faria a solenidade é revestida de grande simbolismo e inspira a busca por um futuro melhor. “No dia 24 de maio, foi comemorado o dia da arma da infantaria a arma mais antiga de nosso exército. Dia também que comemoramos o centenário de nosso ex-combatente que foi ferido em combate na 2ª grande guerra mundial, Sr. Agostinho Ferreira da silva, o senhor completa 100 anos, mas nós é que comemoramos e agradecemos a Deus a oportunidade de ter o senhor aqui conosco, servindo de exemplo para mim e para estes jovens do Tiro de Guerra que prestam o serviço militar”.
Mín. 21° Máx. 35°