Quarta, 18 de Maio de 2022
12°

Muitas nuvens

Santa Rosa - RS

Especiais Gestão,Negócios&Cia

Prepare-se constantemente

A capacidade de produzir trabalhos eficazes e bons resultados depende da qualificação periódica dos profissionais.

02/03/2022 às 07h39
Por:
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A capacidade de produzir trabalhos eficazes e bons resultados depende da qualificação periódica dos profissionais, assim como os instrumentos musicais precisam de afinação frequente para tirar um bom som e as ferramentas precisam de ajustes constantes para ter mais precisão.

A produção pessoal preservando o bem mais precioso de cada um de nós, ou seja, a integridade física e mental, depende da renovação frequente destas capacidades para que seja possível dar o melhor em cada ação. Para uma boa capacidade física é preciso consumir alimentos adequados, descansar e relaxar o suficiente, além de praticar exercícios regularmente, não é mesmo? Já na dimensão espiritual, que é o centro, o íntimo de cada pessoa é preciso ações alinhadas e comprometidas com seu sistema de valores, sendo uma área muito pessoal da vida, e de importância suprema, que se nutre das fontes que inspiram e elevam, vinculando as verdades, renovando, equilibrando, gerando um sentimento de benção e de baixa perturbação. O reformador Martinho Lutero dizia que tinha tantas coisas para fazer hoje, que precisava ficar mais tempo orando e meditando, para renovar forças e se inspirar para dar conta de tantas atividades. Para ele, a oração era a fonte do poder que libertava e multiplicava suas energias.

Na dimensão mental, boa parte do desenvolvimento, aprimoramento e disciplina vem da educação formal, obtidas na escola e na faculdade. Porém, muitas pessoas limitam a este tempo da escola e da faculdade o período em que estudam, leem com profundidade, atualizam conhecimentos e conteúdos, sendo que depois deixam de pensar analiticamente e de escrever, pelo menos não criticamente, ou de um modo de teste usando habilidades de expressão numa linguagem clara e concisa. Quanta gente passa seu tempo em programas de TV, tumultuados e repletos de vieses e informações distorcidas, formando a partir desta base a sua opinião? Ter uma boa leitura com estudos e conteúdos, assistir boas palestras, participar de bons cursos é o caminho para se manter “afinado” na dimensão mental.

A dimensão física se expressa em termos econômicos, enquanto a dimensão mental ou psicológica requer reconhecimento, uso do talento, diz Stephan Covey. As dimensões social e emocional estão vinculadas e não exigem tanto tempo quanto as dimensões mental e física. A renovação deve ser constante e equilibrada em todas as 4 dimensões da vida de quem quer mais prosperidade. Alguém sábio e equilibrado não pode ser ignorado, nem negligenciado. Os melhores resultados tendem a ser alcançados mais facilmente pelos que tem corpo, mente, espirito, relações sociais e emocionais equilibradas e renovadas constantemente.

Com estas considerações, recomendo aos amigos leitores que preparem-se continuadamente. Insiram em seus planos, suas práticas, suas rotinas o tempo para afiar e calibrar as ferramentas, afinar os instrumentos, assim como preparar o corpo, a mente, o espírito, antes de esperarem melhores resultados. Lembrem-se de que querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito seria irracional. Pensem nisso e até a próxima!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Gestão,Negócios & Cia
Gestão,Negócios & Cia
Sobre Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Vice-diretor da FAHOR e professor convidado em diversas IES, também é sócio e consultor da Referenda Consultoria, palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e 4 livros publicados na área de gestão.
Santa Rosa - RS Atualizado às 23h51 - Fonte: ClimaTempo
12°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 14°

Qui 16°C 6°C
Sex 17°C 6°C
Sáb 20°C 7°C
Dom 21°C 9°C
Seg °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete