21°

Poucas nuvens

Santa Rosa - RS

Especiais Gestão,Negócios&Cia

Aprender para 2022

Todos os momentos e acontecimentos de nossa vida são oportunidades de aprendizado. Quem desiste das diferentes formas de aprender fica com menos motivos para viver.

24/12/2021 às 09h00 Atualizada em 24/12/2021 às 09h04
Por: Marcelo Blume
Compartilhe:
Aprender para 2022

Vem aí um novo ano cheio de perspectivas e tudo o que passou deve servir de aprendizado para termos um novo ciclo melhor. Todos os momentos e acontecimentos de nossa vida são oportunidades de aprendizado. Quem desiste das diferentes formas de aprender fica com menos motivos para viver. 

Aprendemos para viver melhor e para a vida fazer cada vez mais sentido. Lembro da frase de Epitetus, filósofo grego, quando repetia aos seus alunos “É impossível aprender quando se julga já saber tudo.” A frase que apesar de ter uns 1900 anos permanece bem atual e parece ter o poder de destravar ideias, pensamentos, iniciativas tanto dos negócios, quanto das carreiras. 

Aquela velha situação de pensar, dizer e ouvir frases como “Sempre fizemos assim e deu certo.” ou “Eu já sei o que preciso fazer.” Ou ainda “Não muda nada se eu fizer diferente.” ouvida de um empresário, de um vendedor, de um familiar ou do seu vizinho, revela o grande empecilho para estas pessoas aprenderem e ter uma melhoria na vida. Essa “trava” no jeito de pensar, este modelo mental, tende a ser a grande barreira para o desenvolvimento dos negócios e das carreiras. O que nos trouxe até aqui é o que aprendemos, mas para ir além é preciso seguir aprendendo continuamente. Manter a mente aberta ao aprendizado, ás transformações da vida e da sociedade nos mantém verdadeiramente vivos, dando sentido a cada fase e a cada dia. É com este entendimento da vida que precisamos ingressar em 2022, para buscarmos o melhor do próximo ano. 

O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro e é evidente que quase tudo está mudando cada vez mais rápido. As formas como os negócios estão acontecendo estão diferentes, os comportamentos dos consumidores estão mudando rápido, sem contar que estão surgindo novas tecnologias que descartam o que é ineficiente. Quem se prende ao que faz há anos e no que acredita que já sabe, está fechando as portas para novos aprendizados que podem ter o poder de elevar ao próximo nível de desenvolvimento. 

Aumento de renda pessoal, aumento de faturamento, mais independência, mais valorização, melhoria da percepção, engajamento pessoal e da equipe, objetivos maiores, dentre outros desejos, depende de uma mente aberta para novas formas de pensar, viver e realizar. 

Quem não questiona seus pensamentos, sua acomodação, suas ações ou a falta delas, ou não se questiona sobre o que precisa fazer e o quanto está disposto ao novo conhecimento, tende a acreditar que já sabe tudo, ocasionado a perda da curiosidade para aprender novas técnicas, novos métodos, novos meios que funcionam melhor pessoalmente e/ou para seus negócios. Acreditar que já sabe tudo ocasiona a aumento da estagnação e acelera a desatualização, justamente porque as mudanças seguem em ritmo cada vez maior e em mais setores.

Lembrar mais frequentemente de que é impossível aprender quando se julga que já se sabe tudo ajuda a desenvolver os negócios e a carreira. Estar aberto a reaprender e aprender sempre permite adoção de novos hábitos, aprendizagem de novas técnicas, abertura para novos mercados, para acompanhar as transformações do mercado.

Antes de começar 2022, tenha presente que acomodar-se com o que sabe, não ajuda a evolução da vida e sociedade. O mundo precisa e valoriza quem está disposto a aprender sempre e para isso é preciso entender há muito para aprender.

Desejo um Feliz e Abençoado Natal e um 2022 cheio de realizações!

Até a próxima!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Gestão,Negócios & Cia
Gestão,Negócios & Cia
Sobre Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Vice-diretor da FAHOR e professor convidado em diversas IES, também é sócio e consultor da Referenda Consultoria, palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e 4 livros publicados na área de gestão.
Santa Rosa - RS Atualizado às 09h20 - Fonte: ClimaTempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 32°

Sáb 33°C 18°C
Dom 34°C 20°C
Seg 35°C 20°C
Ter 36°C 22°C
Qua 34°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete