20°

Poucas nuvens

Santa Rosa - RS

Política Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa aprova reajuste do piso do magistério

A reposição salarial varia entre 5,5% e 32%, com diferenças por tempo de serviço, grau de escolaridade e profissionais em atividade ou aposentados.

23/12/2021 às 06h54 Atualizada em 23/12/2021 às 10h08
Por: Redação Fonte: O Sul
Compartilhe:
Foto: Vinicius Reis/Agência ALRS
Foto: Vinicius Reis/Agência ALRS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta quarta-feira (22), o projeto de reajuste dos salários de professores da rede estadual de ensino. Foram 38 votos a favor e dois contrários, sendo que 15 parlamentares não votaram.

A reposição salarial varia entre 5,5% e 32%, com diferenças por tempo de serviço, grau de escolaridade e profissionais em atividade ou aposentados.

O governo do Estado afirma que a correção, a partir de janeiro, cobre as perdas inflacionárias de 2019 em diante. A categoria não tinha aumento desde novembro de 2014, quando houve alta de 13,72%, conforme cronograma iniciado em 2012. A categoria informa que as perdas inflacionárias foram de 52,6% no período.

“Esse aumento é dado sem atrasar salários, com o 13º em dia, e com investimentos sendo feitos pelo Estado. Essa é a virada de jogo do Rio Grande do Sul. Os professores sendo reconhecidos tanto quanto a possibilidade do Estado de fazer a remuneração, garantindo o pagamento em dia para todos os servidores, e agora avançando na direção de uma remuneração melhor para tornar essa carreira mais atraente para que transformemos a educação no nosso Estado”, disse o governador Eduardo Leite.

Discussão

Duas emendas foram apresentadas ao projeto, uma do deputado Pepe Vargas (PT) e outra da deputada Juliana Brizola (PDT). Elas não chegaram a ser deliberadas em função da aprovação de requerimento do líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), para preferência de votação apenas do texto original.

A discussão da matéria começou ainda pela manhã. Na sessão extraordinária já haviam falado Sofia Cavedon (PT), Capitão Macedo (PSL), Luciana Genro (PSOL), Fernando Marroni (PT), Luiz Fernando Mainardi (PT), Juliana Brizola (PDT) e Edegar Pretto (PT).

À tarde, Zé Nunes (PT) disse que o projeto “reforça as façanhas do governador Eduardo Leite em sua passagem pelo Piratini: não compromisso com a palavra, a constante insistência com a inverdade e, agora, a destruição da educação dos filhos de gaúchos e gaúchas”. “Esse projeto não tem 32% de reposição para o magistério. Ele tem 10,8% de reposição e não de uma maneira uniforme”, alertou, acrescentando que “as emendas de sua bancada propõem reajuste de 32% linear, incluindo os funcionários de escola”.

Gerson Burmann (PDT) afirmou que “causa surpresa e perplexidade acompanhar um governo que lança um programa chamado Avançar na Educação, mas dá esse tipo de tratamento à área nesses três anos”, citando “a destruição do plano de carreira do magistério e a mudança na previdência dos servidores”. “E agora manda mais um projeto que divide a categoria”, lamentou. Ainda criticou que, “com a aprovação do projeto, todos os aumentos de agora em diante para a categoria serão descontados da parcela de irredutibilidade”.

Valdeci Oliveira (PT) criticou “a manobra feita pelo governo no projeto para que os reajustes, a partir de agora, sejam retirados da parcela autônoma composta pelas vantagens temporárias dos servidores, contrariando o que foi aprovado em plenário quando houve mudanças no plano de carreira do magistério”. “Esta política apresentada é danosa e criminosa contra aqueles que garante a educação do nosso estado”, classificou. Defendeu a aprovação da emenda de sua bancada, com 32% de reajuste linear.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Santa Rosa - RS Atualizado às 07h59 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 32°

Sáb 33°C 18°C
Dom 34°C 20°C
Seg 35°C 20°C
Ter 36°C 22°C
Qua 34°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete