A Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal do RS está pedindo a cassação do diploma dos atuais prefeito e vice de Santa Rosa Anderson Mantei e Aldemir Ulrich. A cassação do diploma implicará em cassação do mandato. De eventual decisão do Poder Judiciário nesse sentido caberá recurso.
Luciano Hang esteve em Santa Rosa no dia 11 de novembro para anunciar um novo empreendimento no município e, segundo a ação impetrada pela campanha de Orlando Desconsi, transformou esse anúncio em “ato de campanha eleitoral, objetivando influenciar decisivamente” a eleição do dia 15 de novembro.
Ainda segundo a ação, a agenda de Hang em Santa Rosa teve como objeto o anúncio de que estava adquirindo extensa faixa de terra localizada na rua Cruzeiro do Sul, cuja proprietária, a empresa Central Parc Empreendimentos Imobiliário, tem como um de seus sócios o candidato a prefeito Anderson Mantei.
Nas horas em que esteve na cidade, acrescenta a ação, Hang participou de “dois atos de claro caráter de propaganda eleitoral” em favor da candidatura de Anderson Mantei e em desfavor do candidato Orlando Desconsi.
“Além disso, enquanto participava de tais atividades, gravou inúmeros vídeos com objetivo de repercutir nas redes sociais, sempre com teor fortemente eleitoral, sempre com grande propensão negativa à esquerda e ao candidato Orlando Desconsi”, aponta ainda o pedido de investigação.
Além de Mantei o MPF também opinou de forma favorável a condenação de Alcides Vicini e Luciano Hang (dono da Havan) pela inegelibilidade para as eleições que se realizarem nos 08 anos subsequentes a eleição de 2020 pela prática de Abuso de Poder Econômico.
Mín. 10° Máx. 15°