17°

Poucas nuvens

Santa Rosa - RS

Geral Três de Maio

Apae de Três de Maio inaugura CER II com presença de autoridades e lideranças

O dia 19 de novembro ficará marcado na memória de todos que fazem parte da família apaeana em Três de Maio.

25/11/2021 às 11h31
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação Apae Três de Maio
Compartilhe:
Apae de Três de Maio inaugura CER II com presença de autoridades e lideranças

O dia 19 de novembro ficará marcado na memória de todos que fazem parte da família apaeana. Foi nesta data que ocorreu a solenidade de inauguração da ampliação do pavilhão que acolhe os serviços do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II).

O ato, que iniciou em frente à Apae, foi abrilhantado pela Banda Municipal Carlos Gomes, de Ijuí, e contou com a presença de uma comitiva da Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, capitaneada pelo presidente Afonso Tochetto, pelo coordenador de comunicação Paulo Bogado e pela coordenadora de saúde Fernanda Girardi. O diretor de divulgação do Trilegal Tchê, Salim Iessim, e a repórter Miriã Possani, da capital gaúcha, também estiveram no evento.

Dentre as lideranças políticas presentes, destaque para o senador gaúcho Luis Carlos Heinze, o deputado federal Pedro Westphalen, os deputados estaduais Ernani Polo e Aloísio Classmann, o prefeito de Três de Maio, Marcos Corso, e o presidente da Câmara de Vereadores local, Antonio de Oliveira. 

O vice-presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron) e prefeito de Horizontina, Jones Cunha; o coordenador adjunto da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marcelo Borges de Figueiredo, que representou a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; a coordenadora da 17º Coordenadoria Regional de Educação de Santa Rosa, Beatriz Santina Cancian Milbradt, que esteve representando a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira; o 1º Sargento  Delton Luiz, representante do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, César Eduardo Bonfanti; os alunos autodefensores Márcia Salvador e Gilberto Schuander; a juíza de direito da Comarca de Três de Maio, Cristina Son; a promotora de justiça Carolina Zimmer; e a assessora parlamentar Vanice de Mattos, que representou o deputado federal Osmar Terra, também fizeram parte da mesa oficial.

Assessores de deputados estaduais, integrantes da diretoria apaeana, ex-presidentes e representantes das 14 Apaes integrantes do 3º Conselho Regional das Apaes, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de saúde de 20 municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, secretários municipais e vereadores locais, ex-prefeitos locais, presidentes de cooperativas, gerentes de instituições bancárias e representantes de entidades, clubes de serviços, empresas parceiras, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e imprensa integraram os convidados.

“Este momento nos convida a refletir e avaliar a trajetória de 52 anos da Apae. Nos mais de dois mil metros quadrados de área construída, atendemos atualmente 234 alunos e usuários com deficiência intelectual e múltipla e/ou autismo e suas famílias, de Três de Maio e São José do Inhacorá, nas áreas de educação, saúde e assistência social, somos sede do 3º Conselho Regional das Apaes e também nos tornamos referência para 20 municípios da região com a instalação do CER II”, salientou o vice-presidente da Apae, Paulo Camargo.

Ele revelou que a ampliação dos serviços prestados, via Sistema Único de Saúde (SUS), no qual a Apae é credenciada desde 2005, foi uma mudança muito grande e que exigiu significativo esforço e dedicação de diversas frentes, tanto para ser referência de forma qualificada quanto para as adequações físicas e aquisição de equipamentos e materiais necessários. “Nada disso seria possível sem as parcerias das instâncias municipal, estadual e federal, públicas e privadas. E é com todos vocês que estão aqui hoje conosco, celebrando esta conquista, que dividimos nossa felicidade e nossa gratidão.” 

As autoridades e lideranças foram convidadas para o ato de descerramento da fita inaugural e após seguiram em visitação às instalações do CER II. Depois, os convidados foram à AABB, onde ocorreram os pronunciamentos e o almoço.

Presidente da Feapaes - RS destaca excelência nos serviços prestados pela Apae de Três de Maio

O presidente da Feapaes - RS, Afonso Tochetto, parabenizou o presidente apaeano Vilson Foletto e todos os antecessores que se doaram em prol da instituição, bem como os alunos autodefensores Marcia Salvador e Gilberto Schuander. “Os autodefensores têm um lema: ‘tudo por eles, nada sem eles’. E nós todos estamos aqui por eles, que representam os alunos e usuários da Apae local e também das Apaes gaúchas.”

Ele também estendeu elogios à Nadir Gabe, diretora administrativa da Apae de Três de Maio, pelo empenho, e também, aos profissionais da instituição. Tochetto disse ficou feliz em saber que há tantas instituições financeiras, empresas e amigos que colaboram, o que, para ele, ocorre porque a Apae é uma entidade séria, de confiança. “Em nome da federação, parabenizo todos vocês, porque a Apae de Três de Maio é referência. Dizemos que o primeiro mundo é ter boas instalações, profissionais qualificados e atendimento de excelência, e aqui encontramos isso. Com uma caminhada de 52 anos, esta instituição é modelo.”

‘Nos dá energia e força vermos o trabalho sério e dedicado realizado na Apae de Três de Maio’

A afirmação é do deputado estadual Ernani Polo, que esteve representando o deputado estadual Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legislativa. “Que bom podermos nos reunir, presencialmente, para celebrar esta conquista! Existe uma sinergia forte no movimento apaeano, e é preciso intensificar cada vez mais este movimento.”

Polo destacou que há muitos deputados na assembleia que estão comprometidos com o movimento apaeano. “É suprapartidário, pois entendemos que é preciso dar as mãos para superar as dificuldades, apoiando as Apaes. Todos nós temos alguma deficiência ou limitação. Por isso, é necessário entender que precisamos ajudar uns aos outros, cada um dentro de suas possibilidades. Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso de que as portas do parlamento permanecem abertas ao movimento apaeano gaúcho”, disse.

‘Saímos daqui com o compromisso de fazer políticas públicas mais efetivas para o desenvolvimento das Apaes’

O deputado federal Pedro Westphalen, que no evento esteve representando a Câmara dos Deputados, ressaltou que o encontro o encheu de alegria e emoção. “Cada vez que chego em uma Apae, me emociono. Vimos uma Apae qualificada, com profissionais preparados, equipamentos de primeira linha, e com o verdadeiro espírito apaeano. Saímos daqui com o compromisso de fazer políticas públicas mais efetivas para o desenvolvimento das Apaes, para que continuem fazendo este excelente trabalho”, concluiu.

O coordenador adjunto da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marcelo Borges de Figueiredo, ao seu prenunciar, destacou que é uma honra representar o Estado na região ao conferir o trabalho da Apae. “Parabéns pela belíssima obra. A 14ª CRS está sempre à disposição de vocês.”

Na sequência, o prefeito três-maiense Marcos Corso ressaltou que presenciou um ambiente familiar, acolhedor, construído a muitas mãos. “Os municípios e prefeitos que auxiliaram e continuam auxiliando, bem como a comunidade que abraça esta ideia, veem credibilidade nas pessoas que conduzem a Apae e em seus colaboradores. Esta entidade é qualificada nesta missão de vida que é trabalhar com pessoas com deficiência. Por isso, é nosso dever contribuir. É política de estado ajudar a Apae. Vida longa à esta instituição.”

Senador Heinze reitera apoio ao movimento apaeano

Apoiador da causa apaeana há muitos anos, o senador gaúcho Luis Carlos Heinze parabenizou toda a equipe, especialmente Nadir e Foletto pelo trabalho desenvolvido, e saudou os alunos autodefensores.

“Ficamos maravilhados com o trabalho de vocês. Quando eu fui prefeito de São Borja, me sensibilizava pela causa. Depois, quando fui deputado, destinei kombis e computadores às Apaes gaúchas. E é importante que cada vez mais empresários abracem o movimento apaeano e que os parlamentares se unam em benefícios às Apaes. Importante destacar a presença neste evento do Judiciário e do Ministério Público. A causa é nobre e a mobilização que a sociedade faz é fundamental. Fiquei muito feliz de ver a maravilha que é a Apae de Três de Maio. Contem comigo!”

‘Juntos somos uma grande família, que se empenha e une esforços em torno do crescimento de nossa instituição’, destaca Foletto

O presidente da Apae de Três de Maio, Vilson Foletto, agradeceu a presença dos convidados e destacou o trabalho voluntário que vem sendo realizado na Apae. “Há 52 anos teve início as atividades da nossa querida Apae. Os idealizadores da época jamais imaginariam que chegaríamos nesta escala de crescimento. Muitas pessoas passaram por aqui, todas interessadas na coletividade, sempre pensando no bem-estar dos nossos alunos, desenvolvendo um trabalho com seriedade e transparência, ao qual estamos dando sequência, por meio de um planejamento.”

Ele destacou que o credenciamento da Apae para o CER II só ocorreu devido a interferência do deputado federal Osmar Terra, na época ministro da Cidadania. “Ele conhece profundamente nosso trabalho, e com um empenho incansável, nos deu um voto de credibilidade.”

Foletto agradeceu ao Sicredi Noroeste RS, que tem um olhar diferenciado para as causas sociais da região. “Sabedores de nossa dedicação e transparência, além de doar recursos, nos emprestaram dinheiro para adquirirmos os equipamentos, importados, com prazos estendidos e sem juros.”

O presidente apaeano também agradeceu os deputados federais que destinaram emendas parlamentares; a John Deere, que há anos destina valores de projetos sociais; a São José Industrial, e em nome dela as demais empresas, que inserem os alunos no mercado de trabalho; a Tarumã Representações, e em nome dela as demais empresas que são doadoras do Imposto de Renda; ao presidente da federação, Tochetto, pela dedicação e suporte à Apae local; bem como ao Trilegal, que doou o elevador e é parceiro nas ações da federação; e aos quase mil contribuintes no Bingo SOS Apae; a toda comunidade que nos dá apoio; aos companheiros de diretoria, direção, colaboradores e famílias. Juntos somos uma grande família, que se empenha e une esforços em torno do crescimento de nossa instituição.”

Foletto também estendeu agradecimentos ao deputado Ernani Polo, que acompanhou a comitiva da Apae no mês de outubro, quando esteve na capital gaúcha entregando os convites para o evento de inauguração do CER II. 

Para o presidente, realizar o sonho do CER II somente foi possível com planejamento, gastando o necessário, sem prejudicar o andamento das atividades. “Fomos pensando em crescer e aprimorar nosso trabalho em benefício dos atendidos. Sentimos muito orgulho de fazer parte deste momento da ampliação para funcionamento do CER II. É difícil conter a emoção, mas a alegria de estarmos juntos, unindo cada elo desta corrente do bem e de solidariedade, transformamos em um grande abraço”, disse, emocionado.

A diretora administrativa da Apae de Três de Maio, finalizou os pronunciamentos enaltecendo o empenho e a união do grupo de colaboradores apaeanos, que se dedicam e trabalham em prol da instituição. 

Ao final, os integrantes da mesa oficial foram agraciados com um mimo e participaram de um almoço de confraternização.

CER II já realizou mais de quatro mil atendimentos desde o início das atividades

O Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II) da Apae de Três de Maio foi credenciado junto ao Ministério da Saúde em abril de 2019 e entrou em funcionamento em maio daquele ano. 

Tendo em vista a crescente demanda de serviços, se fizeram necessárias a reforma, ampliação e adequação dos espaços físicos para melhor comportar os atendimentos. As obras, iniciadas em janeiro de 2020, contemplaram a edificação do segundo piso do Bloco 2 – primeiro prédio construído da Apae, em 1978, que teve projeto voluntário do engenheiro civil João Antônio Casali.

Sete meses depois, em agosto, as novas instalações, que contam com mais de 300 metros quadrados de área construída – tendo como responsável o arquiteto Jorge Augusto Ramos Cassol, também de forma voluntária –, já estavam sendo utilizadas.

O presidente Foletto revela que foram investidos na obra em torno de R$ 800 mil, sendo recursos próprios, oriundos das diversas ações e campanhas realizadas pela instituição ao longo dos últimos anos, por meio de projetos, doações espontâneas e anônimas.

No CER II são realizados serviços como teste da orelhinha e teste da linguinha, exames auditivos e protetização auditiva, via SUS, atendendo pacientes de até 20 municípios da região (Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva, Tuparendi, Campina das Missões, Porto Mauá e Porto Vera Cruz).

De acordo com o coordenador do CER II, assistente social Leandro Steiger, desde o início das atividades, no Serviço de Audiologia já foram realizados mais de quatro mil atendimentos, sendo entregues mais de mil aparelhos. Na reabilitação intelectual, a média é de 1.740 atendimentos por mês.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Três de Maio - RS
Três de Maio - RS
Sobre o município Habitantes: 23.876 (IBGE) Prefeito: Marcos Corso (PP) Aniversário: 3 de maio
Santa Rosa - RS Atualizado às 04h53 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

Ter 31°C 16°C
Qua 31°C 16°C
Qui 34°C 17°C
Sex 37°C 19°C
Sáb 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete