17°

Poucas nuvens

Santa Rosa - RS

Educação Brasil

Enem tem “Admirável Gado Novo” e questões sobre racismo

Prova de Ciências Humanas e Linguagens foi aplicada neste domingo (21) em todo o País.

21/11/2021 às 20h29
Por: Redação Fonte: O Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (21), trouxe um trecho da música Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho, uma charge do cartunista Henfil e questões sobre racismo. Já o tema da Redação deste ano foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O Enem 2021 foi marcado por polêmicas envolvendo tentativa de controle sobre o conteúdo da prova e crise com os servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame.

Questões sobre temática indígena, racial e de gênero apareceram na prova e, segundo professores, não foi possível perceber censura em itens. “Não é a cara que o governo queria. Claramente, a prova usa o que se tem no Banco Nacional de Itens (BNI) e mantém o padrão, estilo e formato dos anos anteriores”, diz Gilberto Alvarez, do Cursinho da Poli.

Segundo ele, uma questão em Linguagens abordou a música Admirável Gado Novo, do cantor Zé Ramalho. O item se referia ao contexto social da época em que a canção foi lançada, em 1979. O Brasil vivia sob a ditadura militar, mas, segundo afirma, o item não fazia referência explícita a este período da História. Desde 2019, o Enem não trazia questões sobre a ditadura militar.

Para Alvarez, a complexidade da prova foi de média a baixa. “Foi uma prova em que muitas questões vão pela interpretação de textos e figuras.” Em relação ao tema da Redação, parte dos candidatos relatou dificuldades. “Achei um tema atípico, mas muito importante que precisa ser discutido. É necessário conscientizar as pessoas de como são consideradas invisíveis diante da falta de registros”, disse Rodrigo Conte, de 17 anos, que pretende cursar Engenharia.

Inep avalia dia 1

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza coletiva para comentar as principais estatísticas deste primeiro dia de provas do Enem 2021. Participam da coletiva o ministro da Educação, Milton Ribeiro e o presidente do Inep, Danilo Dupas.

Nesse primeiro dia, os candidatos responderam a questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além de fazer a única prova subjetiva da avaliação, a redação. O tema deste ano foi “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

A previsão era de que 3,1 milhões de candidatos fizessem o exame em mais 1,7 mil municípios. Os portões abriram  às 12h e fecharam às 13h. Os estudantes puderam sair do local de provas às 15h30 sem o caderno de questões e às 18h30 com o caderno.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Santa Rosa - RS Atualizado às 05h14 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

Ter 31°C 16°C
Qua 31°C 16°C
Qui 34°C 17°C
Sex 37°C 19°C
Sáb 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete