15°

Poucas nuvens

Três de Maio - RS

Especiais História

Clube Buricá: "Aspectos de uma Cultura" Parte 3

Em Três de Maio tivemos vários Clubes, mas os que tiveram mais destaques foram o Clube Frohsinn, localizado na Av. Uruguai onde hoje é a “Quati” e o Clube Frosinn que ficava junto ao Salão Hering.

16/11/2021 às 14h34
Por: Leomar Tesche
Compartilhe:
Clube Buricá:

Todo Clube e ou Verein fora construído com um intuito de preservar a cultura alemã. Cada Clube tem uma característica e um objetivo. Por exemplo, o Clube mais antigo do Brasil ainda em funcionamento é o Clube Orpheu de São Leopoldo, 163 anos, cujo objetivo era o canto. Pouco mais de 30 anos após o desembarque dos primeiros imigrantes, um grupo de cantores alemães funda, em 1858, o “Männersgesang-Geselschaft Orpheus” (Sociedade de Cantores Orpheus), o que viria a ser o mais antigo clube social no Brasil. Em 1917, durante a 1a Guerra Mundial, o clube teve que renunciar ao seu nome em alemão e passou a se chamar “Sociedade Orpheu”. 

Em Três de Maio tivemos vários Clubes, mas os que tiveram mais destaques foram o Clube Frohsinn, localizado na Av. Uruguai onde hoje é a “Quati”. O Clube Frosinn ficava junto ao Salão Hering. Não temos documentação do referido Clube apenas relatos e estes relatos são sobre o local onde se praticava o Turnen (Ginástica). Após o fechamento do Clube Frohsinn os aparelhos de Ginástica foram doados ao Clube Buricá e lá praticado então o Turnen. Quando da derrubada do prédio do antigo Clube Buricá os aparelhos foram jogados fora ou “doados”?  

Voltando para o Clube onde também praticavam a ginástica ou Turnen. Mas o que é o Turnen na sua origem? O Turnen ou radical Turn este poderá servir-nos de exemplo, havia um vocabulário técnico. Dele já se derivam e estão em uso ou estavam em uso: Turner (ginasta), Mitturner (companheiro de ginástica), Vorturner (monitor de ginástica), turnerisch (ginasticamente); - turnlustig (disposto para fazer ginástica), turnfaul (indisposto para a ginástica), turnreif (maduro para a ginástica), turnstark (forte em resultado da ginástica); - Turnkunst (arte da ginástica ou simplesmente  ginástica em geral), Turnkünstler (artista ou especialista em ginástica), turnkünstlerisch (ginástica acrobática)  e outros. 

Dehmlow (1928) afirma que Turn em turnen, Turner, etc, é um radical alemão que também está presente em várias línguas germânicas, tanto em línguas desaparecidas quanto em vivas; em todas elas significa torcer, virar, voltear, dirigir, mover, fazer grande movimento. Esse é o significado presente em langobardo, vétero-francônio, anglo-saxônico, inglês, sueco e irlandês. Já em 1023, é usado na literatura alemã, reintroduzido por Ludwig Friedrich Jahn (considerado o Pai da ginástica). O escrito Die deutsche Turnkunst zur Einrichtung der Turnplätze, dargestellt von Friedrich Ludwig Jahn und Ernst Eiselen"(A arte da ginástica alemã para a organização dos locais de ginástica, apresentada por Friedrich Ludwig Jahn e Ernst Eiselen) continua sendo até o dia de hoje o documento inconteste constitucional de toda a linguagem alemã relativa à ginástica e, portanto, importante aos Clubes de Ginástica.

Não poderíamos deixar de destacar a fundação do Turnerschaft (Liga de Ginástica no Rio Grande do Sul) no Rio Grande do Sul. E mais uma vez Aloys Friedrichs (ex-Presidente da SOGIPA) liderou, em 1895, a fundação do Turnerschaft do Rio Grande do Sul, a entidade desportiva de âmbito estadual. O sucesso do Turnerbund fez com que começassem a surgir novas Sociedades de Ginástica. Por volta de 1896, foi realizado o primeiro encontro das Sociedades (Turnverein) que faziam parte da Liga, ou seja: o Turnerbund de Porto Alegre; Turnverein de São Leopoldo - 1885; Lomba Grande - 1890; Taquara - 1890; Santa Cruz do Sul - 1893; Novo Hamburgo - 1894; na sede do Musterreiterklub de Porto Alegre.  

Apenas para citar, por ordem de fundação os Turnverein que eram filiados ao Turnerschaft do Rio Grande do Sul, conforme o catálogo comemorativo do VII Festival Geral de Ginástica de 17 a 20 de maio de 1929:  Turnerbund - 10.8.1867; Leopoldenser Turnverein - 27.8.1885; Turner São João do Montenegro - 6.3.1887; T.V. Santa Cruz - 15.9.1893, que sucedeu a entidade anterior, de 1885; T.V. Novo Hamburgo - 1894; T.V. Hamburgo Velho - 26.6.1896; Lageadenser T.V. Jahn - 1896; T.V. São Sebastião do Cahy - 15.6.1898; T.V. Jahn, fundiu-se em 1918 com o Sängerverein de Santa Maria - 5.4.1903; T.V. Estrela - 30.5.1907; Sängerverein Frohsin, fundiu-se com o Schützenverein, resultando na Sociedade de Ginástica de Cachoeira, hoje  Sociedade Rio Branco - 5.01.1908; Grupo de Ginástico Gut Heil de N Würtenberg, hoje Sociedade Ginástica Panambi - 01.3.1913;  idêntica denominação da Sociedade de Ginástica de Ijuí - 15.11.1914; T.V. Cruz Alta - 4.11.1925; T.V. Navegantes - São João - 6.6.1927; T.V. General Osório(Ibirubá), interior de Cruz Alta - 10.7.1927.

Outras Sociedades citadas eram filiadas ao Turnerschaft, como a de Campo Bom, Taquara e Lomba Grande fundadas em 1890; Candelária - 1895; Pelotas - 1899; Sapiranga e Rio Grande, ambas de 1900; Vera Cruz - 1905;  T.V. Navegantes, Porto Alegre - 1906; T.V. Teutônia - 1909; Três Coroas e Estância Velha, ambas de 1910; Santo  ngelo, Buricá-Três de Maio (Santa Rosa) e Erexim, todas fundadas em 1925.

Destacamos ainda a existência dos Gauturnfeste ou os festivais regionais de ginástica, realizados regularmente todos os anos nas diversas cidades das regiões dos sócios da Liga. Conforme Hofmeister Fº:

[...] o mais expressivo   Turnfest ocorreu em Porto Alegre   na     comemoração   do   40º aniversário   da   Liga, 1895 - 1935   e    também para celebrar o Centenário da Revolução Farroupilha, de 18 a 21 de outubro de 1935.  O local das competições de ginástica e apresentação de canto, música, dança e esgrima foram no   Turnhalle do Turnerbund e do Navegantes-São João e à noite, no    recinto   da   Exposição   do Parque Farroupilha, a que assistiu o Governador do Estado, General Flores da Cunha, o Prefeito de Porto   Alegre Major Alberto Bins e por uma verdadeira multidão. 

No referido evento o Três-maiense Ricardo Stohl fora classificado em destaque na modalidade/aparelho da barra.  

Haviam vários outros Clubes (Verein) como Schützenverein (Sociedade de Tiro ao Alvo) e juntamente com as Sociedades de Dama onde preferencialmente o Bolãozinho de mesa, os quais desapareceram após a Revolução de 1964, pois havia o controle das armas.

Clube Frohsinn – Três de Maio/RS – 1924/5 – Campo do Oriental, seguintes componentes identificáveis: O primeira da direita para esquerda e orientador Ricardo Tesche. Demais componentes: Fleck, Guilherme Tesche, Alfredo Tesche, Fredolino Tesche. 

O símbolo utilizado pelos adeptos da ginástica eram os 4 Fs, identificado na indumentária dos atletas e na bandeira, ou seja: Frisch (Vigoroso), Fromm (devoto), Frölich (Alegre), Frei (livre).

Prática/exibição no campo do Oriental

Localidades no Rio Grande do Sul onde haviam Sociedades/Clubes que praticavam a ginástica/Turnen no Rio Grande do Sul.

 O  Turnen, a ginástica, foi um veículo preservador. Fazemos as nossas palavras do autor inglês Michael Mulhall, quando afirma que os “alemães não pensam em retornar à Europa, mas sim estabelecer-se permanentemente no país adotivo, mas “(...) mesmo assim se apegam com maior fervor às recordações de sua pátria de origem, e no que tange à língua, sentimentos e tradições são tão fiéis ao país de nascimento como se fossem apenas viajantes numa terra estranha”.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Leomar Tesche
Leomar Tesche
Sobre
Três de Maio - RS Atualizado às 07h24 - Fonte: ClimaTempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 25°

Sex 27°C 12°C
Sáb 29°C 12°C
Dom 32°C 15°C
Seg 34°C 16°C
Ter 32°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete