19°

Poucas nuvens

Santa Rosa - RS

Economia Gestão,Negócios&Cia

Regras para o sucesso em vendas

Uma das maiores angústias de executivos e empresários é como fazer as vendas funcionar melhor.

14/11/2021 às 09h59
Por: Marcelo Blume
Compartilhe:
Regras para o sucesso em vendas

Uma das maiores angústias de executivos e empresários é como fazer as vendas funcionar melhor. Gerentes e profissionais de vendas precisam muitas vezes de direção, foco e conduta proativa. Com mais atenção dá para verificar que muitos setores de vendas não seguem boa parte das regras básicas em vendas. Compartilho hoje, algumas das regras mais citadas pelos especialistas.

Tenha atitudes e expressões positivas. Sem atitude positiva as expressões físicas e verbais não vão animar o comprador o suficiente para gastar ou comprometer seus recursos. Atitude positiva deve ser o compromisso diário de quem atua em vendas. Se o/a profissional de vendas não se considera capaz, quem o/a considerará? 

Acredite no produto e na empresa. Não é preciso ficar o tempo todo dizendo que o produto e a empresa são os melhores do mundo, mas é fundamental acreditar que são os melhores, pelo menos para aquela situação, pois a convicção do/a vendedor/a fica evidente ao atender os/as clientes.

Trace um plano com metas. Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo são como ter um mapa para o sucesso em vendas.

Execute os fundamentos de vendas. Ler, ouvir, participar de palestras, seminários... são atitudes fundamentais para manter as ferramentas do/a vendedor/a em boas condições de gerar vendas. Aprender algo novo todos os dias e combinar com a experiência prática que já tem é o “segredo” dos profissionais mais bem sucedidos. 

Entenda os clientes e os ajude com suas necessidades. Os melhores profissionais de vendas desenvolvem habilidades para perguntar e obter respostas que levam aos desejos e necessidades do cliente. Venda para ajudar os clientes, considerando a comissão como o resultado de um trabalho bem feito, mas não o foco da relação. 

Cumprir o prometido é a melhor maneira de transformar vendas em relacionamentos. Se fizer uma promessa, faça de tudo para mantê-la! Promessas não cumpridas quebram a confiança no/a profissional e na empresa.

Seja sincero/a e trate da forma como gostaria de ser tratado/a. Se concentrar no cliente e no melhor interesse dele proporcionará muitos ganhos além da comissão daquela venda. Se você quiser ajudar sinceramente, isso ficará evidente. A sinceridade facilita o estabelecimento de vínculos e da confiança do/a comprador/a. Não se deve começar a apresentação do produto ou serviço antes de conhecer o/a cliente e seus interesses. Quem diz a verdade não precisa se esforçar para lembrar do que disse ao cliente.

Motivação e preparo são vitais para boas vendas. Estar munido de técnicas, boas frases para a abordagem, perguntas, afirmativas e respostas determinarão o sucesso das vendas. 

Quando for uma visita de vendas, chegue pontualmente. Se não for possível evitar um atraso, é preciso fazer uma ligação para avisar, do contrário, vai parecer descaso ou pouco valor ao cliente potencial.

Tenha uma aparência profissional. Quem se apresenta bem, mostra uma boa auto imagem, além de representar bem os produtos e a empresa.

O humor é sempre uma ótima ferramenta para estabelecer relacionamentos. Faça o/a cliente potencial rir e divirta-se com o seu trabalho. 

Conheça bem o que está vendendo. Os clientes estão cada vez mais bem informados e pesquisam antes de conversar com a força de vendas. Quem está bem informado sobre o que está vendendo sente liberdade para apresentar, defender e criar situações que levam a um bom negócio. Venda os benefícios, foque nas soluções para o cliente e não nas especificações do bem ou serviço.

Finalizo desejando ótimas vendas, um abraço e até a semana que vem! 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Gestão,Negócios & Cia
Gestão,Negócios & Cia
Sobre Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Vice-diretor da FAHOR e professor convidado em diversas IES, também é sócio e consultor da Referenda Consultoria, palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e 4 livros publicados na área de gestão.
Santa Rosa - RS Atualizado às 06h15 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

Ter 31°C 16°C
Qua 31°C 16°C
Qui 34°C 17°C
Sex 37°C 19°C
Sáb 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete