19°

Poucas nuvens

Santa Rosa - RS

Geral Rio Grande do Sul

Fecomércio-RS pede que o governo promova ajustes em protocolo que prevê comprovante de vacinação e testagem irrestrita

Comprovante de vacinação é exigido para eventos, cinema, parques, feiras e outros espaços de grande circulação

02/11/2021 às 09h32
Por: Redação Fonte: O Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul) enviou ao governo do Estado um ofício com considerações sobre os novos protocolos para o enfrentamento da Covid-19, implementados por meio do Decreto 56.120/2021.

As regras determinam a exigência de comprovante de vacinação para o ingresso em eventos, cinema, parques, feiras e outros espaços de grande circulação, bem como estabelecem, em alguns casos, a testagem de colaboradores e frequentadores dessas atividades.

No ofício, a Fecomércio-RS chama a atenção para as dificuldades que o comércio e o setor de serviços encontram para implementar tais medidas e sugere alterações nos protocolos. A entidade alerta que a checagem dos certificados de vacinação exigiria um grande número de colaboradores dedicados a essa função e atrasaria o ingresso de consumidores em espaços de grande circulação, já que, além dos certificados, há pessoas que apresentam atestados em diversos formatos para justificar o atraso ou a impossibilidade de vacinação, o que dificulta a conferência da conformidade do público com a norma.

“Além disso, considerando o cenário de ampla adesão da população adulta à vacinação, conforme números divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, a medida traria pouca contribuição efetiva ao combate à Covid-19 frente ao seu custo”, afirmou a entidade.

Da mesma forma, conforme a federação, a exigência de testagem em massa, sem um sistema de rastreamento de casos positivos e em um ambiente de vacinação avançada traria poucos benefícios em relação aos gastos gerados por essa medida.

A Fecomércio-RS sugeriu ao governador Eduardo Leite algumas adaptações nos protocolos de monitoramento. Conforme a entidade, essas propostas contemplam o estabelecimento de prazos de validade e previsões de flexibilização conforme o avanço da vacinação no Estado, graduações de flexibilização para municípios com elevados níveis na vacinação e a revisão dos protocolos que exigem testagem irrestrita.

“A expectativa é conferir mais efetividade às medidas de controle da pandemia e reduzir custos desnecessários a consumidores e empresas”, explica a federação.

> Receba todas as notícias do Clic Noroeste no seu WhatsApp. Clique aqui

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Santa Rosa - RS Atualizado às 05h54 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

Ter 31°C 16°C
Qua 31°C 16°C
Qui 34°C 17°C
Sex 37°C 19°C
Sáb 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete