19°

Poucas nuvens

Santa Rosa - RS

Especiais Sítio Margarida

Diferentes vidas com o mesmo propósito: Viver em torno da natureza.

Sítio Margarida recebe pela segunda vez a paulista Fernanda Pacheco para auxiliar nas atividades.

28/10/2021 às 15h59
Por: Giovana Herpich
Compartilhe:
Diferentes vidas com o mesmo propósito: Viver em torno da natureza.

O Sítio Margarida surgiu em 2012 quando Margarida e Gelson foram em busca de viver com os frutos do ciclo orgânico da natureza, tendo como objetivo levar qualidade de vida às pessoas.

Em 2017, o Sítio passou a receber voluntários e estudantes do programa WOOF, uma rede de organizações nacionais que promovem o trabalho voluntário em quintas ecológicas de todo o mundo para a realização de estudos e pesquisas. 

A primeira voluntária recebida pelo casal foi a paulista Fernanda Pacheco, que na época tinha 19 anos. Ao sair do Ensino Médio, Fernanda estava em busca de seu propósito e, por isso, decidiu participar do programa WOOF. A insegurança de viajar para um lugar longe de casa foi desaparecendo aos poucos quando ela conheceu o casal de agricultores e passou a ter contato com eles através de videochamadas e os acompanhando nas redes sociais. 

"Eu sempre tive muita vontade de ter contato com a natureza, mas morando em São Paulo as opções são limitadas e quando eu encontrei o WOOF eu disse: é isso!", lembra Fernanda.

Segundo a jovem, o mês que passou no Sítio Margarida mudou completamente a sua vida, isso porque, apesar de sempre sentir que queria algo relacionado à natureza, nunca havia vivido na prática para ter certeza. "Com o sítio, eu soube que esse era o meu caminho".

Durante sua estadia, Fernanda acompanhou Margarida em várias palestras e eventos, tendo a oportunidade de conhecer a rede de orgânicos da região e ter um contato direto com a cultura gaúcha. "Eu ainda não encontrei algo parecido em São Paulo, o que torna toda essa experiência ainda mais especial".

Hoje, depois de quatro anos e já formada em Gestão Ambiental, a jovem decidiu retornar ao sítio para trocar conhecimentos e viver um pouco mais de uma das melhores experiências de sua vida. Com a flexibilização da pandemia, a jovem está de volta ao Sul durante duas semanas com o objetivo de auxiliar nas atividades e, principalmente, matar a saudade. Estando pela segunda vez no Sítio Margarida, Fernanda se sente feliz por estar trazendo novos conhecimentos. "O sítio tem muita história, tem muito sentimento e eu acredito muito no crescimento dele. Esse lugar mudou minha vida e eu sempre quis voltar para retribuir isso".

A paulista ainda ressalta que a cultura gaúcha também teve um grande impacto em seu aprendizado e que depois de experimentar o chimarrão, nunca mais largou.

"Eu acho que aqui a cultura carrega um peso muito maior do passado, em São Paulo tudo já é muito pra frente. Da primeira vez que eu estive aqui, nós fomos no desfile de 20 de setembro e conhecer e viver tudo aquilo foi muito importante".

Para Margarida, poder viver essa troca de experiências e ter a primeira WOOF de volta é emocionante: "É como uma filha que voltou para casa. Da primeira vez ela era uma menina e hoje é uma mulher incrível, isso é muito especial, saber que nós fazemos parte da evolução dela"

Agora, Fernanda pretende seguir na área da natureza e tem como objetivo ter seu próprio lugar com produtos orgânicos, inspirados no sítio.

> Receba todas as notícias do Clic Noroeste no seu WhatsApp. Clique aqui

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Três de Maio - RS
Três de Maio - RS
Sobre o município Habitantes: 23.876 (IBGE) Prefeito: Marcos Corso (PP) Aniversário: 3 de maio
Santa Rosa - RS Atualizado às 06h15 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

Ter 31°C 16°C
Qua 31°C 16°C
Qui 34°C 17°C
Sex 37°C 19°C
Sáb 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete