17°

Poucas nuvens

Santa Rosa - RS

Especiais História

Clube Buricá: "Aspectos de uma Cultura" Parte 1

Esta é a primeira parte de um rico material em que apresento algumas formas de lazer e ou modalidades de expressões da cultura praticados no Clube Buricá em sua história.

19/10/2021 às 17h35
Por: Leomar Tesche
Compartilhe:
Clube Buricá:

Apresentarei em três partes algumas formas de lazer e ou modalidades de expressões da cultura praticados no Clube Buricá, também poderíamos denominar de Associação (sendo o vocábulo de origem no alemão “Verein”) como outras entidades de origem alemã no Rio Grande do Sul. 

As Associações voltadas ao lazer e ou com fins culturais tinham várias funções.  Procurava-se manter a cultura trazida da velha Pátria e por isso há muitos elementos identificadores. Os migrantes alemães (como no caso os três-maienses) e, naquele momento denominados de teuto-brasileiros, preservavam a sua herança, a sua germanidade. No entendimento de Müller (1994), (...) legaram os imigrantes alemães inúmeras associações, sociedades e clubes que demonstraram uma vida associativa intensa e variada destinada ao lazer, à arte, ao canto, ao teatro e a múltiplas outras atividades (...). Destacando o conceito de cultura que responde ao que entendemos, ou seja, (...) no geral passa a ser entendida como produção e criação da linguagem, da religião, dos instrumentos de trabalho, das formas de lazer, da música, da dança, dos sistemas e relações sociais e do poder. Nesse caso a cultura passa a ser também o campo no qual a sociedade inteira participa elaborando seus símbolos e signos, suas práticas e seus valores (...), Fenelón (1993). 

Quais eram as modalidades de Lazer praticadas no Clube Buricá nos anos de 20 a 50? O Canto, a Ginástica (Turnen), o Teatro, o Bolão, a dança e as festas.

Em todo o mundo, e o Brasil não é exceção, a grande maioria dos grupos corais é de amadores. São movimentos de natureza comunitária em geral ligados a uma instituição, ou independentes.  Estes últimos, em via de regra são guiados pelo idealismo de seu regente ou, em bem menores proporções, de um número de líderes que insiste em manter o grupo com todas as forças possíveis. O termo “coral amador” implica na realização de uma atividade em que seus cantores o fazem por amor à música, esclarece Junker (s/d).  O referido autor cita as diferentes categorias de corais: Corais de empenho, Corais religiosos ou sacros, Corais de escolas técnicas e superiores de música, Corais independentes, Coros infantis, Coros Masculinos, Coros Femininos, Coros Adultos Mistos, Coros Comunitários, Coros Sacros, Coros de Empresas, Coros Profissionais, Coros Universitários, Coros de Escolas Secundárias, Coros Infanto/Juvenis, Coros líricos e Sinfônicos, Coros Cênicos, Coros de Câmara ou Madrigais, Coros de Terceira Idade, Grupos vocais. 

Além do Coral masculino no Clube Buricá, lembro e eventualmente acompanhava meu pai quando, juntamente com o dirigente Rudolfo Rücker deslocavam-se a Caúna (localidade no interior de Três de Maio) para cantar no Coral masculino no salão Sipp.

Temos abaixo a imagem, lamentavelmente, do último Coral Masculino do Clube Buricá. Quando da demolição do antigo prédio do Clube veio abaixo também toda a cultura que identificava um grupo e uma localidade. 

- Último Coral Masculino do Clube Buricá-

Componentes Em pé, esquerda para direita: Ricardo Stohl,  Albino  Ziemann, Arno Winter, Benno Tesche, Wili Beckert, EdgarThomas. Sentados, esquerda para direita: Max Theis, Ervino Mensch, Rudolfo Rückert (dirigente), Eugenio Schaeffer,  Ernst  Winter.

Alguns nomes dos componentes como Eugenio Schaeffer, Walter Dockhorn, Emilio Boeck, Johannes Laaf (dirigente), Augusto Müller, Germano Dockhorn, Leopoldo Matzembacher. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Leomar Tesche
Leomar Tesche
Sobre
Santa Rosa - RS Atualizado às 05h34 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

Ter 31°C 16°C
Qua 31°C 16°C
Qui 34°C 17°C
Sex 37°C 19°C
Sáb 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete