16°

Poucas nuvens

Três de Maio - RS

Rural Produtores Rurais

Como os pequenos produtores rurais enfrentaram a pandemia?

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, Anisia Irena Schast Trevisan, explica os desafios e impactos na produção, venda e saúde dos pequenos produtores diante da crise.

14/10/2021 às 10h38 Atualizada em 14/10/2021 às 17h07
Por: Giovana Herpich
Compartilhe:
Como os pequenos produtores rurais enfrentaram a pandemia?

Os pequenos produtores rurais (PPR) se arriscam diariamente para produzir alimentos e colocá-los na mesa dos brasileiros. Diante da pandemia do coronavírus, o trabalho e as condições deste grupo tornaram-se ainda mais desafiadoras.

"A pandemia foi um choque para todos, principalmente para as agroindústrias e para os agricultores que produzem produtos diversificados, como hortaliças, frutas e ovos", afirma a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio com extensão de base em São José do Inhacorá, Anisia Irena Schast Trevisan.

Com o fechamento do comércio, os produtores que comercializavam para as escolas, feiras e para a freguesia "de porta em porta" precisaram lidar com a falta de vendas e uma produção prejudicada. "Foi perdido muita coisa, porque há algumas produções específicas que precisam ser colhidas em determinada época, caso contrário, o agricultor perde o produto e a venda".

A presidente explica que os produtores sofreram impactos sobre a produção, a renda, mas principalmente sobre a saúde humana. "O que mais causou pânico nos agricultores foram os alarmes, o medo de ser contaminado". Entretanto, na propriedade as atividades mantiveram-se normais, na medida do possível, para que conseguissem superar os desafios econômicos impostos pela pandemia.

Anisia destaca que a retomada da produção aconteceu a partir dos protocolos adotados e que em 2021 a produção se mantém praticamente equivalente aos outros anos, em especial, a produção de produtos como grãos, leite e suínos, já que essas atividades são essenciais e não podem parar.

A presidente ainda acrescenta que as políticas públicas para as pequenas propriedades não aconteceram conforme proposto. Segundo Anisia, foi apresentado para o Governo Federal uma medida que oferecesse um crédito ao pequeno produtor que perdeu a sua produção em função da pandemia, mas não tiveram respostas. 

"A agricultura e o agronegócio são há vários anos o suporte para a economia do nosso país e mesmo assim, não temos o reconhecimento merecido". finaliza Anisia. 

> Receba todas as notícias do Clic Noroeste no seu WhatsApp. Clique aqui 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Três de Maio - RS Atualizado às 06h23 - Fonte: ClimaTempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 33°

Qui 31°C 17°C
Sex 30°C 18°C
Sáb 28°C 18°C
Dom 27°C 18°C
Seg 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete