19°

Poucas nuvens

Três de Maio - RS

Especiais Gestão,Negócios&Cia

O jeito de pensar

É preciso lembrar sempre que os pensamentos determinam as atitudes, que por sua vez determinam todos os aspectos da vida.

07/10/2021 às 09h16 Atualizada em 08/10/2021 às 09h13
Por: Marcelo Blume
Compartilhe:
O jeito de pensar

O “jeito de pensar” é uma expressão popular, e por isso escolhi este título para o texto que tem o intuito de fazer refletir sobre a forma com que os amigos leitores pensam a vida. É preciso lembrar sempre que os pensamentos determinam as atitudes, que por sua vez determinam todos os aspectos da vida. 

No instante em que a maioria dos que decidem passa a dar mais importância aos estudos, números, relatórios, pesquisas fundamentadas do que aquilo que “ouvem falar”, as pessoas e a organização dará um salto a frente, em busca da prosperidade. O sucesso ou o insucesso vem de dentro, seja da organização ou de cada pessoa. David Schirmer escreveu que “A riqueza é uma atitude mental e tudo se resume ao seu modo de pensar.” 

A empresa de consultoria que ajudei a fundar tem 26 anos de atividade, atua em áreas como estratégias de mercado, planejamento estratégico, gestão da qualidade, e várias vezes em conversas com sócios e consultores ficamos com a sensação de que além das soluções apresentadas, os clientes precisam de trabalho psicológico para a implementação das propostas que construímos juntos e que poderiam mudar para melhor e decisivamente seus negócios. Apresentadas as técnicas, as propostas de soluções, feitos os projetos, os gestores e as equipes precisam de atitudes, organização interna e crença no que fazem, para implementar e passar a gerar resultados positivos. As barreiras para implementação muitas vezes são de ordem psicológica, como a resistência a mudança, por exemplo. Este é um dos pontos onde grandes ideias e iniciativas param e até geram frustração sobre o aproveitamento do potencial existente nas pessoas e na estrutura.

Deus dá a vida e tudo o que há nela para viver em abundância. Todavia, muita gente tem dificuldades em entender a abundância, pois conhecemos gente que tem e faz muito dinheiro, mas seus relacionamentos são péssimos e isso não é abundância. Assim também conhecemos gente que age e fala como se fosse muito espiritualizada, mas passa doente e sem recursos, o que também não é abundância. Quem se concentra na escassez dificilmente terá a abundância no que quer que seja, portanto, é preciso ter pensamentos de abundância.

Sentir-se feliz agora é a maneira mais rápida de atrair prosperidade para sua vida, diz Rhonda Byrne. Os estudos sobre felicidade humana mostram que não são as coisas externas que trazem felicidades e que por outro lado, é o jeito de pensar diante de cada situação que traz a felicidade. Buscar alegria, paz, visão interna privilegiada são muito mais decisivos para as pessoas se sentirem felizes. O jeito de pensar é fundamental para a vida que cada um deseja, pois tudo o que se quer vem de dentro. A forma como sentimos o mundo externo é em boa parte, efeito dos pensamentos.

A conhecida frase de Clement Stone “Tudo o que a mente pode conceber, ela pode realizar”, deveria ser lembrada mais do que uma vez por dia. Acreditar que pode dá o mesmo trabalho que acreditar que não pode, porém, os resultados são totalmente opostos. Acreditar que pode conseguir, que merece, e que é possível obter o que deseja é fundamental para isso.

Recomendo aos amigos que procurem um momento no fim do dia para refletir sobre tudo o que se passou, o que foi e o que não foi realizado. Depois repassar tudo mentalmente, mas da maneira que gostaria que tivesse ocorrido. Com a repetição desta prática, as atitudes, com o passar dos dias, serão naturalmente diferentes e mais próximas daquilo que você gostaria que tivesse ocorrido. 

Um abraço e até a próxima!

> Receba todas as notícias do Clic Noroeste no seu WhatsApp. Clique aqui 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Gestão,Negócios & Cia
Gestão,Negócios & Cia
Sobre Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Vice-diretor da FAHOR e professor convidado em diversas IES, também é sócio e consultor da Referenda Consultoria, palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e 4 livros publicados na área de gestão.
Três de Maio - RS Atualizado às 08h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 33°

Qui 31°C 17°C
Sex 30°C 18°C
Sáb 28°C 18°C
Dom 27°C 18°C
Seg 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete