Quarta, 29 de Setembro de 2021
16°

Muitas nuvens

Três de Maio - RS

Especiais História

A indústria cervejeira de Três de Maio

Em Três de Maio já houve até uma plantação de lúpulo, cultivado por Edwin Genz na baixada do bairro Oriental.

28/09/2021 às 10h24 Atualizada em 28/09/2021 às 10h52
Por: Leomar Tesche
Compartilhe:

A cada dia que passa recebemos a notícia de novas descobertas em escavações de cervejarias e a última foi a descoberta na antiga necrópole de Abidos, no Egito. Uma cervejaria de 5 mil anos considerada a mais antiga do mundo.

Um padeiro esquecido do Neolítico deixa sua massa de pão por muito tempo ao sol. A massa se torna líquida e começa a fermentar. O padeiro, sem suspeitar que acaba de inventar a fabricação da cerveja, parece que gostou, como mostra a história. Isso - ou algo parecido - poderia ser a origem do suco da cevada.

Cerca de 4000 anos depois, as pessoas se estabeleceram na Mesopotâmia entre os rios Eufrates e o Tigre e se autodenominaram sumérios. Sua cultura altamente desenvolvida também se refletiu na variedade de cervejas. As mulheres sumérias bebiam cerveja feita de emmer (Tipo de trigo relacionado à espelta).

Quanto à chegada da cerveja no Brasil, acredita-se que em 1637, o alemão-neerlandês Maurício de Nassau chegou ao Brasil junto com o cervejeiro Dirck Dicx. Em outubro de 1640, eles abriram a primeira fábrica de cerveja das Américas. Na residência chamada “La Fontaine”, fabricavam uma cerveja encorpada, com cevada e açúcar.

As informações de Duarte, Lourenço e Fontana (2020) são de que:

"No cenário do Rio Grande do Sul ..., o isolamento das colônias dificultava o acesso aos produtos originários dos centros urbanos em regiões periféricas do território nacional de tal forma que se tornou factual para sua população a produção de determinados bens voltados a sua subsistência. Com o surgimento desta necessidade, temos a origem de cervejarias familiares como possibilidades locais para suprir as demandas. No estado em questão, somente a partir do século XIX é que existem dados sobre a gênese das cervejarias (concomitante com o início da popularização desta bebida no Brasil) vinculados, em grande parte, à imigração alemã. A colonização deste grupo étnico no Rio Grande do Sul tem como data originária o ano de 1824, quando se tem o registro de instalação da primeira colônia de imigrantes na região denominada de Vale dos Sinos.

O isolamento territorial destes empreendimentos gerava uma série de problemas para o seu próprio desenvolvimento, como atesta o autor Celso Furtado (1959, p. 127): “a vida econômica das colônias era extremamente precária, pois, não havendo mercado para os excedentes de produção […] a colônia regredia a um sistema econômico rudimentar de subsistência”.

Sob este viés, reportamo-nos a Três de Maio, tanto na sua história de distrito como de Vila e posteriormente município, as cervejarias todas familiares e cada uma teve a sua vivência por períodos a aqui não elencados apenas citados como: Cervejaria Gressler, Cervejaria Redel, Cervejaria Klein, Cervejaria Schmidt e Matzenbacher, Cervejaria Stahl e Rutzen e posteriormente Rutzen e hoje a Cervejaria Hettwer. Lamentavelmente não temos os rótulos de todas elas; apenas as que vemos abaixo. Destaque-se que além das cervejarias familiares citadas, em um certo período havia a plantação de Lúpulo por Edwin Genz na baixada do Oriental.  

Schmidt e Matzenbacher – Fábrica de Cerveja e Gasosa 
Cerveja Buricá - Schmidt e Matzenbacher
Stahl & Rutzen - Fábrica de Cerveja e Gazosa
1932 - Início das atividades da Cervejaria Stahl & Rutzen 
Família Rutzen e Funcionários
Cerveja 3 de Maio - Rutzen & Cia. Ltda.
Bitter Fogo Serrano - Rutzen & Cia. Ltda.
Hettwer Bier

Referências: 

FRIEDRICH, Ernst. Bier. Sigloch Edition, Immenstdt, 1993

DUARTE, Tiaraju Salini; LOURENÇO, William Martins; FONTANA, Guilherme.  Origem, Ascensão e Decadência das Cervejarias no Estado do Rio Grande do Sul: Um Recorte Espaço-Temporal do Século XIX E XX. REVISTA CAMINHOS DE GEOGRAFIA, Uberlândia - MG v. 21, n. 73 Mar/2020 p. 368–379

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Leomar Tesche
Leomar Tesche
Sobre
Três de Maio - RS Atualizado às 03h53 - Fonte: ClimaTempo
16°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 25°

Qui 27°C 15°C
Sex 23°C 18°C
Sáb 23°C 14°C
Dom 20°C 12°C
Seg 25°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete