Sexta, 17 de Setembro de 2021
17°

Poucas nuvens

Três de Maio - RS

Geral Santa Rosa

Centro Macrorregional do programa TEAcolhe é inaugurado em Santa Rosa

Centro de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo atenderá 79 municípios.

02/09/2021 às 09h55
Por: Giovana Herpich Fonte: Jornal Noroeste
Compartilhe:
Centro Macrorregional do programa TEAcolhe é inaugurado em Santa Rosa

Santa Rosa inaugurou na quarta-feira (01) o Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Programa TEAcolhe do Governo do Estado. Para a sua implementação, o governo fez um repasse de R$ 200 mil do tesouro do Estado para o Fundo Municipal de Saúde de Santa Rosa.

O Centro de Referência em TEA tem como objetivo oferecer retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios da macrorregião de saúde por meio de matriciamento, nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O serviço conta com uma equipe multiprofissional que tem função de organizar as atividades de integração à Rede de Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui a Rede de Saúde da Pessoa com Deficiência e a Linha de Cuidado para Atenção às Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo e suas famílias.

A partir de agora, a experiência de Santa Rosa se torna referência para outros 79 municípios pertencentes à Macrorregião de Saúde Missioneira, localizada no noroeste do Estado. Com área de abrangência de 886.927 habitantes, a macrorregião está dividida em quatro Coordenadorias Regionais de Saúde (9ª – Cruz Alta, 12ª – Santo Ângelo, 14ª – Santa Rosa e 17ª - Ijuí) e também dividida em quatro Regiões de Saúde R 11 - Sete Povos das Missões, R 12 - Portal das Missões, R 13 – Diversidade e R 14 - Fronteira Noroeste.

Para o prefeito Anderson Mantei, esta é mais uma meta cumprida, de tantas estabelecidas no plano de governo. “Temos orgulho de dizer que Santa Rosa hoje possui um Centro Macrorregional em Autismo, com uma equipe de profissionais altamente qualificados e que irão proporcionar aos cidadãos autistas um atendimento diferenciado e de excelência, trazendo progresso e desenvolvimento para a nossa cidade, em todas as áreas”.

A secretária da Saúde Arita Bergmann reafirmou o compromisso do Governo do Estado em multiplicar no Rio Grande do Sul a atenção especial e qualificada para pessoas com TEA, iniciada desde que o governador Eduardo Leite foi prefeito de Pelotas. “Os municípios contarão com capacitações, com visitas, estudos de caso e queremos que as equipes escrevam os seus relatos sobre a experiência de implantar o programa, explicando como acontece no mundo real, como se qualifica o atendimento e suas produções locais, como é a atenção direta aos pacientes e suas famílias”, ressaltou.

O coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Anselmo Loureiro dos Santos, com sede em Santa Rosa, disse que a população macrorregional composta por 79 municípios totaliza aproximadamente 1 milhão de pessoas que terão a disposição um centro de referenciamento para as redes públicas locais, como serviços de saúde, educação e Assistente Social para o transtorno do autismo. “Estamos felizes porque sabemos desta necessidade para as famílias e usuários que passam a ter no Programa TEAcolhe uma referência especializada, com uma rede estruturada e com recursos humanos qualificados para apoio aos serviços e aos usuários com TEA”, concluiu.

> Receba todas as notícias do Clic Noroeste no seu WhatsApp. Clique aqui

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Santa Rosa - RS
Santa Rosa - RS
Sobre o município
Três de Maio - RS Atualizado às 21h25 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 19°

Sáb 27°C 15°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 17°C
Ter 19°C 13°C
Qua 19°C 8°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete