Sexta, 17 de Setembro de 2021
17°

Poucas nuvens

Três de Maio - RS

Geral Gestão,Negócios&Cia

As maiores vendas do varejo

Grande parte dos players do comércio de bens duráveis e de consumo se prepara para seu melhor período do ano, que promete ser um dos melhores dos últimos anos.

01/09/2021 às 09h47 Atualizada em 16/09/2021 às 11h14
Por: Marcelo Blume
Compartilhe:
As maiores vendas do varejo

Grande parte dos players do comércio de bens duráveis e de consumo se prepara para seu melhor período do ano, que promete ser um dos melhores dos últimos anos. O fim do ano, as festas, o ingresso do 13º salário, arrumar a casa para o Natal, perspectivas de visitas, férias, verão... é um conjunto imbatível para animar a maioria das pessoas para as compras. 

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) mostra crescimento das vendas de bens de consumo e bens duráveis ao longo de 2021, em 9 dos 10 setores analisados. Os destaques positivos desde o início do ano têm sido os segmentos de “tecidos, vestuário e calçados”, “combustíveis e lubrificantes” e “outros artigos de uso pessoal e doméstico”. Diversos outros institutos e organizações que estudam o setor entendem que as vendas no varejo continuaram aumentando ao longo do 2º semestre, respaldadas pelos avanços na campanha de vacinação contra a Covid-19. 

Maiores condições de biossegurança provocam outra alteração importante na circulação de dinheiro. Se no início da pandemia, com muita insegurança e muitas informações desencontradas o dinheiro foi para aplicações financeiras conservadoras e depois, com um melhor entendimento e maior convívio nas casas, os recursos foram investidos em melhorias para a infraestrutura das moradias, mobiliário, comida e bebida, a partir de agora o dinheiro volta a cada dia, a ser mais disputado com os setores que mais tiveram retração durante a pandemia, ou seja, passeios curtos, viagens um pouco mais longas com hospedagem, além de maior frequência em restaurantes, cinemas, ambientes de cuidados pessoais e tratamentos não eletivos. Resumindo, o consumo das famílias volta a ser mais distribuído entre bens e serviços.

As vendas do varejo estão projetadas para fechar o ano com crescimento de 8,2% em 2021, segundo o IBGE, recuperando com folga a queda de 1,5% em 2020. A recuperação robusta do setor a partir do 2º trimestre contribuirá de forma relevante para o crescimento do PIB Brasileiro este ano, projetado em 5,2%, previsto em analises de órgãos nacionais e internacionais.

Para quem está no varejo de bens e serviços, é hora de focar nos preparativos que vão desde o reforço e a organização dos estoques, melhorias de processos para reduzir filas e atender rápido pelos meios digitais, melhorar o atendimento para não perder o contato captado, para a concorrência mais ágil. Seleção de pessoal, calendários de decoração, de exposição interna, de vitrine física e de exposição externa quando for o caso, bem como para sites e perfis, devem ser planejados com antecedência.

Tudo alinhado com os fornecedores? Como está a sinalização para localizar do ponto de venda físico?  A pintura da fachada e acabamentos estão com boa qualidade e são atrativos para o público desejado? Analise também a vitrine e a exposição interna e verificando se a iluminação é adequada ao longo do dia e também á noite. Lembre-se que nas noites de verão aumenta significativamente o número de pessoas que passeiam, caminham pelas ruas e calçadas e por isso fachada, vitrine e organização interna da loja representam o maior e melhor outdoor que você pode ter.

O ponto de vendas digital está em boas condições de competir com os demais? As imagens dos produtos estão adequadas, mostrando-os em cenários de utilização? A comunicação visual física ou digital das seções de mercadorias e dos preços estão auxiliando no estímulo para a compra? É preciso lembrar toda a equipe que os ambientes de vendas, físicos e digitais precisam ser vendedores silenciosos e quem faz isso bem, sabe que são muito eficientes. 

As perspectivas são muito boas, mas só vão transformar em resultados positivos, aqueles que se prepararem. 

Um abraço e até a semana que vem!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Gestão,Negócios & Cia
Gestão,Negócios & Cia
Sobre Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Vice-diretor da FAHOR e professor convidado em diversas IES, também é sócio e consultor da Referenda Consultoria, palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e 4 livros publicados na área de gestão.
Três de Maio - RS Atualizado às 22h06 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 19°

Sáb 27°C 15°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 17°C
Ter 19°C 13°C
Qua 19°C 8°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete