Sexta, 17 de Setembro de 2021
17°

Poucas nuvens

Três de Maio - RS

Economia Gestão,Negócios&Cia

Vender mais e melhor

Vende bem quem entende que o cliente é o protagonista da venda.

28/07/2021 às 09h58 Atualizada em 28/07/2021 às 10h05
Por: Marcelo Blume
Compartilhe:
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Por motivos diferentes, parece que todos querem e precisam vender mais e melhor. Todavia, enquanto alguns aproveitam as oportunidades das mudanças importantes do comportamento do consumidor, outros ainda assistem e aguardam para decidir o que fazer e alguns sucumbem, ante a dificuldade de se adaptar.  

Vender é o que sustenta qualquer negócio e é difícil entender a falta de atenção, investimentos e energia neste foco, independente do tamanho da organização. O melhor é que ninguém mais precisa esperar o negócio ser maior do que é, para criar uma referência positiva. Também é melhor não esperar pelas notícias positivas das diferentes mídias. Para gerar os resultados necessários e desejados, as decisões mais importantes e as ações mais efetivas, devem ser tomadas agora, sem esperar por outros.  É preciso lembrar sempre, que embora os governos, os políticos e o judiciário são os protagonistas do noticiário, em nossas vidas e negócios, é cada um de nós que faz a diferença mais importante. 

Há muitos consumidores atrás de descontos, e é verdade que há muitas empresas entrando “na onda”, mas para vender, melhor do que descontos e liquidações, agregar valor oferecendo serviços e novidades. Claro que é preciso pesquisar preços da concorrência direta e substitutos, antes de precificar novos serviços agregados e novos produtos.

Um ponto que merece muita atenção é que a hora de fazer mais propaganda é agora, quando se quer e precisa vender mais e melhor e quando alguns dos seus concorrentes podem ter se encolhido por medos ou dificuldades. Quando estiver ocupando a maior parte da capacidade produtiva, vendendo muito bem, muito provavelmente não seja tão importante anunciar, quanto nos momentos de capacidade ociosa. Se uma parte do seu público alvo perdeu poder de compra, lembre-se que seguem tendo muitas necessidades, desejos e interesses, enquanto outras estão com o dinheiro antes gasto em viagens, bailes, festas, passeios... disponível para investimentos na casa, móveis, veículos, saúde, cuidados pessoais.... Outro fato que as pesquisas mostram sobre períodos como o que vivemos, é que as pessoas estão mais seletivas, avaliando com mais profundidade qual é o melhor momento para aquele desembolso. 

Para vender mais e melhor é preciso mostrar os motivos pelos quais agora é o melhor momento para a decisão e que será vantajoso aderir agora, a sua proposta. A diversidade de mídias disponíveis para cada um dos diferentes públicos é cada vez maior e é preciso aproveitar da melhor maneira, o momento e as condições para promover os negócios. Reúna sua equipe e pensem nos clientes que desejam conquistar, identificando o que eles mais gostam, suas preferências, estilos, perfis. Considerem que as pessoas são atraídas e estão dispostas a pagar por algo que gostam muito e lhes dá satisfação. É muito comum ouvir vendedores e até empresários culpando o mercado, a concorrência, o governo, a crise, os impostos, o clima, o noticiário, e tantos outros, como resposta a simples pergunta “Porque não está vendendo mais?”. Ao invés disso, proponho a revisão de alguns pontos já apresentados diversas vezes neste espaço, como a vitrine, a fachada, a atratividade do seu ponto de vendas, a iluminação, o aconchego do ambiente, os aromas, a sonorização, a temperatura, a limpeza, a apresentação, dentre outros.

Vende bem quem entende que o cliente é o protagonista da venda. Ele nunca será fiel, a um vendedor, ou a um negócio que não for fiel a ele. Mesmo aqueles quem diz que faz “tudo” pelo cliente, deve avaliar se isso é melhor que consegue e se a concorrência não faz melhor. Reflita sempre e criticamente se formas de atender e vender são aquelas que o cliente desejado considera melhor. As empresas que vendem mais e melhor, são aquelas que entendem antes de atender os clientes que elas desejam. As pessoas compram mais, quando recebem mais, portanto, para vender mais é preciso oferecer algo a mais, tendo por recompensa clientes fiéis, fãs e amigos.

Desejando mais e melhores vendas, deixo um abraço a todos e até a próxima!  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Gestão,Negócios & Cia
Gestão,Negócios & Cia
Sobre Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Vice-diretor da FAHOR e professor convidado em diversas IES, também é sócio e consultor da Referenda Consultoria, palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e 4 livros publicados na área de gestão.
Três de Maio - RS Atualizado às 22h27 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 19°

Sáb 27°C 15°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 17°C
Ter 19°C 13°C
Qua 19°C 8°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete