Sexta, 17 de Setembro de 2021
17°

Poucas nuvens

Três de Maio - RS

Economia Gestão,Negócios&Cia

O que o marketing pode fazer pelo seu negócio

O marketing é o setor com a maior responsabilidade para manter e atrair clientes, que trazem os recursos para sustentar o negócio.

21/07/2021 às 09h37 Atualizada em 28/07/2021 às 10h05
Por: Marcelo Blume
Compartilhe:
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Um dos termos mais empregados em negócios também é possivelmente um dos mais mal empregados, no que tange ao conceito. Este mau emprego da palavra também gera uma distorção no foco, nas ações e na eficiência. Inspirado nas orientações de Phillip Kotler, considerado o “pai” do marketing moderno, compartilho uma breve descrição de 6 funções básicas que as pessoas que se propõe a trabalhar no marketing de algum negócio devem exercer.

A primeira e mais importante função do marketing é representar a voz do cliente perante todas as pessoas e setores da organização, defendendo que todos se voltem para o cliente a fim de conquistar sua lealdade. Avalie constantemente se o marketing está representando e adequadamente a opinião do cliente, pois esta é a função mais importante do marketing em qualquer ramo de atividade. Quando houver dúvidas sobre as decisões a serem tomadas do ponto de vista do cliente, quem deve ter a resposta, é o pessoal de marketing.

A segunda função mais importante do marketing de qualquer negócio deve ser monitorar as mudanças no contexto dos negócios e obter insights dos mercados e dos clientes, que possam ajudar a desenvolver novos produtos para atingir seus objetivos de crescimento. O pessoal do marketing tem informações suficientes e atualizadas quanto as mudanças do ambiente dos seus negócios? Como está a situação de cada concorrente atual? Há novos entrantes no mercado do seu negócio? Há soluções substitutas? Como todos eles estão se comportando? Como estão os fatores que afetam cada player do seu mercado e como o cliente está percebendo os movimentos do mercado em que você atua? 

Ser o guardião da marca e das práticas de branding é a terceira função mais importante do marketing. A marca é o maior patrimônio de um negócio e a equipe de marketing deve coordenar os esforços e trabalhar para que este patrimônio aumente de valor a cada dia. O líder e a equipe devem avaliar continuamente o que está sendo feito para aumentar o valor da marca e como este patrimônio tem sido cuidado por toda a equipe.

Atualizar a tecnologia e as habilidades de marketing é outra função básica, pois a tecnologia da informação facilita e aprimora muito as práticas de marketing de qualquer negócio, principalmente as avaliações e o relacionamento com os clientes, prospects e suspects. Cabe ao líder e sua equipe avaliar continuamente como está o uso da tecnologia da informação nas atividades de marketing.

Outra função fundamental do marketing é enriquecer o portfólio e as sinergias com os insights que a equipe pode e deve produzir. O mix de produtos, seja ele composto por bens ou serviços, deve ser avaliado constantemente e com frequência enriquecido com inovações nos produtos existentes, com novos produtos e ainda com a descontinuidade daquilo que já não tem mais função no conjunto do negócio. A equipe de marketing deve dar o suporte para a tomada de decisões quanto ao portfólio, pois deve ser integrada por profissionais que tem as habilidades, ferramentas e técnicas adequadas para pesquisar, prospectar e desenvolver atuais e novos produtos.

Finalizo com a função de medir e prestar contas do desempenho financeiro de marketing, além de conter os custos de mídia e de outros serviços relacionados. Os custos e serviços do setor, são reavaliados a partir dos resultados obtidos, buscando otimização incessantemente? É preciso que todos tenham presente que não há como gerir aquilo que não pode ser medido. Para a melhoria da gestão, é preciso aprimorar as formas de mensurar, para que se passe a tomar cada vez mais decisões baseadas em resultados encontrados nos indicadores apresentados.

O marketing é o setor com a maior responsabilidade para manter e atrair clientes, que trazem os recursos para sustentar o negócio. Estruturar melhor e definir bem as funções do marketing é fundamental para a prosperidade de qualquer negócio.

Esperando que a reflexão tenha contribuído com a forma de ver o marketing deixo um abraço a todos e até a próxima!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Gestão,Negócios & Cia
Gestão,Negócios & Cia
Sobre Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Vice-diretor da FAHOR e professor convidado em diversas IES, também é sócio e consultor da Referenda Consultoria, palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e 4 livros publicados na área de gestão.
Três de Maio - RS Atualizado às 21h46 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 19°

Sáb 27°C 15°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 17°C
Ter 19°C 13°C
Qua 19°C 8°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete