Saúde Vacina

Estudo clínico com a terceira dose da vacina AstraZeneca vai ter 3 mil voluntários no Rio Grande do Sul

O objetivo é avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade do reforço.

20/07/2021 09h47
Por: Redação Fonte: O Sul
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Foto: Marcelo Camargo/ABr

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nesta segunda-feira (19), estudos clínicos da aplicação da terceira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. Em 10 mil voluntários, sendo 3 mil deles no Rio Grande do Sul, o imunizante vai ser ministrado entre 11 e 13 meses após a segunda dose. O objetivo é avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade do reforço.

Os voluntários da pesquisa serão os mesmos do primeiro ensaio feito para a aprovação da vacina. Além disso, serão incluídas pessoas entre 18 e 55 anos que estejam altamente expostas à infecção com o coronavírus, como profissionais de saúde. Gestantes e pessoas com comorbidades não devem participar.

A farmacêutica vai realizar essa pesquisa somente no Brasil, também em outros quatro estados: Bahia, 1,5 mil voluntários; Rio de Janeiro, 1,5 mil; Rio Grande do Norte, 1,5 mil; e São Paulo, 2,5 mil. O estudo de fase três vai ser controlado, randomizado e simples-cego, quando só o voluntário não sabe se recebeu uma dose da vacina ou de placebo.

> Receba todas as notícias do Clic Noroeste no seu WhatsApp. Clique aqui

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.