Especiais Energia elétrica

Energia elétrica no Brasil

O apresentador Jorge da Luz recebeu o engenheiro eletricista, Giovani Gonchorovski, com o tema: "Energia elétrica no Brasil".

16/07/2021 13h08
Por: Giovana Herpich
Energia elétrica no Brasil

Formado em Engenharia Elétrica,  Giovani Gonchorovski dedicou-se anos em uma empresa de distribuição de energia e a partir daí, o interesse por energias renováveis fez com que se especializasse e passasse a atuar na área.  

Durante o programa, Giovani destacou que o Brasil é um país abençoado, por conta de sua matriz energética ser renovável, o que é um grande benefício. Também, ressaltou a existência da preocupação da questão energética, onde algumas vezes, a demanda se torna maior do que a oferta de energia, mas ainda, nesta esfera, salientou que o governo vem buscando formas de prevenção e de investimento para o crescimento da demanda.

Ainda falando sobre a demanda, o engenheiro relatou que apesar de os equipamentos estarem se tornando cada vez mais eficientes, o comércio elétrico têm aumentado, e é por isso que espera-se que a demanda de energia dobre nos próximos anos.

O eletricista comentou sobre os prós e contras das cinco matrizes energéticas do Brasil: a hidrelétrica, a termoelétrica, a eólica, a nuclear e a solar.

Segundo Giovani, a energia elétrica possui certo impacto ambiental, porém sua produção de energia é uma das mais limpas, econômicas e viáveis. Já a termoelétrica, agride fortemente a natureza, sendo também mais poluente e mais cara. A energia eólica é uma fonte que tem crescido bastante e que tem baixo impacto ambiental. A energia nuclear tem um alto investimento e impacto ambiental. E por fim, a energia solar, que tem baixo impacto ambiental e rápida instalação. 

O engenheiro falou também sobre a bandeira tarifária ter sido adicionada na fatura de energia, e destacou que isso aconteceu para cobrir um custo da produção de energia das termoelétricas. Por exemplo, a matriz é praticamente hidráulica,  e quando os reservatórios estão em baixa, o sistema interligado acaba não dando conta da demanda de energia, sendo assim, necessário acionar a termoelétricas e fazendo isso, o custo megawatt quintuplica e esse custo é rateado em todos os consumidores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS

Três de Maio - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Habitantes: 23.876 (IBGE) Prefeito: Marcos Corso (PP) Aniversário: 3 de maio
Três de Maio - RS
Atualizado às 23h06 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 14°

° Sensação
15.3 km/h Vento
60.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Geada
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens