Especiais Agricultura

Família, terra e margaridas

Casal de agricultores vive em sítio orgânico buscando ter e levar qualidade de vida às pessoas.

10/07/2021 18h00 Atualizada há 3 semanas
Por: Giovana Herpich
Família, terra e margaridas

A vida no campo é simples, mas capaz de completar e preencher de felicidade aqueles que se doam à terra.  Nascida e criada na cidade, Isabel Margarida sempre gostou do interior e de cultivar plantas e pequenas hortas.

Margarida e seu esposo Gelson deram um passo em direção aos seus sonhos quando adquiriram 5 hectares de terra. Em 2012 o casal jogou suas primeiras sementes no chão, colhendo assim, os frutos do ciclo orgânico e natural da natureza somado ao amor. Há 33 anos os agricultores se preocupavam em melhorar sua qualidade de vida depois de aposentados. Assim, após comprarem o sítio, iniciaram uma jornada completamente diferente do que imaginavam.

A casa onde moravam foi transportada para o novo lar e Margarida tornou- se a grande responsável pela organização e limpeza do local que era repleto de mato. Gelson, por conta do trabalho, mudou-se alguns meses depois, mas a distância não foi problema, os sonhos do casal eram maiores do que qualquer coisa.

Com o passar do tempo, algumas instituições passaram a acompanhar o sítio e as pessoas que faziam tudo acontecer. Foi então, que o Sítio Margarida começou a nascer e em seis meses já possuía a certificação de orgânicos.

Hoje, Isabel e Gelson cuidam de todo o sítio, plantam, colhem, higienizam e entregam. Os dois produzem todo o tipo de bolos, cucas, pães, verduras e frutas, sempre respeitando o ciclo da natureza e garantindo não só qualidade, mas também uma experiência ao consumidor. 

Margarida destacou que ainda encontra pessoas que acreditam na ideia de que todo produto orgânico deve ser “feio”.

"Não é porque é orgânico e que não tem veneno que é feio, é ao contrário, é por ele não ter veneno que ele é bonito, saudável e com um sabor real”

O sítio Margarida recebe voluntários e estudantes do programa WOOF, uma rede de organizações nacionais que promove o trabalho de voluntariado em quintas ecológicas de todo o mundo para realização de estudos e pesquisas. Isabel ressaltou que aprende muito com os voluntários e que todas as experiências são muito importantes, principalmente pela troca de conhecimento e de cultura.


“Quando você ensina, você aprende mais ainda, porque não é só ensinar, essa troca com o pessoal que vem de fora, faz a gente crescer muito mais, é uma experiência única" destaca Gelson


A internet é a principal ferramenta de trabalho do sítio, é através dela que os produtos e serviços de delivery são disponibilizados aos consumidores. Você pode fazer a sua feira sem sair de casa em: https://sitiomargarida.ecwid.com/

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Por onde eu conto?
Sobre Por onde eu conto?
Três de Maio - RS

Três de Maio - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Habitantes: 23.876 (IBGE) Prefeito: Marcos Corso (PP) Aniversário: 3 de maio
Três de Maio - RS
Atualizado às 22h25 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 14°

° Sensação
14.5 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Geada
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens