Especiais Música

Palavra é palavra e música é futuro

Nina Kuhn e Rosane Lopes receberam o músico e compositor Sidi Biriva em um bate papo com o tema "Palavra é palavra e música é futuro”.

07/07/2021 14h28
Por: Giovana Herpich
Palavra é palavra e música é futuro

 

Segundo Sidnei Leonhardt Franck, sua família nasceu no meio da música e por influência, principalmente de seu tio, o músico Rui Biriva, aos sete anos já cantava em festivais regionais gaúchos e sonhava cantar ao lado de Rui. 

 

Depois de anos acompanhando a trajetória e cantando ao lado de seu tio, o nome Sidi Biriva surgiu em forma de homenageá-lo após seu falecimento e também, como forma de dar continuidade a sua história e as suas músicas.

“Eu sempre gosto de salientar em todos os lugares que eu vou que eu tenho a consciência e a certeza de que o Rui é insubstituível, porque ele tinha um perfil absurdamente alegre e levava esta alegria estonteante por todos os lugares que passava. Eu nunca vou ter esse perfil e eu nem quero interpretar este papel, porque esse papel era dele, eu quero sim cantar as músicas dele e continuar levando a história dele, mas cantando com a minha personalidade”

O músico destacou que este está sendo um momento muito triste para o segmento artístico e de eventos, já que esta foi uma das classes mais prejudicadas pela pandemia. Sidi ainda salientou a importância de valorizar as instituições e pessoas que estão apoiando-os neste momento, além da união de grupos e bandas que estão se ajudando e deixando as rivalidades de lado.  

Sidnei finalizou falando sobre o movimento gaúcho e como ele é mais valorizado fora do Rio Grande do Sul. Além disso, reforçou que existe uma tentativa de levantar o CTG, mas que é necessário rever alguns conceitos, mantendo a  tradição porém com um pouco mais de flexibilidade. 

“Nós precisamos manter a tradição mas precisamos ter a sensibilidade de se preocupar em trazer mais pessoas para este movimento e não afastá-las”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.