Especiais Esporte

Esporte e suas vivências

Rosane Lopes e Nina Kuhn receberam o três-maiense Willian Reffatti para um bate papo com o tema: "Esporte e suas vivências"

23/06/2021 14h44 Atualizada há 1 mês
Por: Giovana Herpich
Esporte e suas vivências

O três-maiense Willian Reffatti começou a jogar vôlei ainda criança e conforme se desenvolvia, ia participando de interséries e campeonatos na região. Aos 14 anos William tinha um ótimo desempenho para a sua idade e jogava ao lado de adultos, assim, passou em um teste que o levou para  Rio do Sul em Santa Catarina, onde reformulou toda a sua vida, principalmente por assumir grandes responsabilidades sendo tão jovem e estando longe da família e amigos.

O gaúcho se formou em Santa Catarina, onde federou-se e após o segundo ano participou da seleção catarinense e assim seguiu sua carreira indo mais tarde para a seleção brasileira de base. A partir daí, Willian foi para o Banespa, uma das elites do voleibol, onde ficou por 5 anos, e assim passou por vários times. William destaca que tudo o que conquistou em sua vida, foi tendo o voleibol como base.

O atleta passou por apenas um clube até chegar à seleção brasileira e nos 4 anos em que jogou na seleção ele e seu time tiveram vitórias grandiosas, sendo campeões sul americanos e vice campeão mundial. Desde que saiu de Três de Maio,  sempre jogou na posição de ponteiro.

William relatou que saiu do país no momento em que quase parou de jogar, quando fez uma cirurgia e sentia muita dor que somava com o cansaço de anos de trabalho em quadra, mas pelo incentivo da esposa, fez acompanhamento com um médico e decidiu tentar mais uma vez, assim foi para o Chipre, onde morou por nove meses. Chegando no país, só sabia falar português, e por isso passou por diversas dificuldades, principalmente por não conseguir se comunicar direito. Após uma temporada no Chipre, William embarcou para Hungria, onde morou por dois anos e atualmente está em negociação de contrato, decidindo se irá voltar ou não.

O atleta destacou que é necessário saber lidar com as críticas e com a pressão dos bastidores que vêm tanto da torcida como dos treinadores e relatou que com o passar do tempo, e com amadurecimento, ele aprendeu a filtrar os comentários negativos. 

Ao ser questionado sobre o seu futuro no vôlei, Willian afirmou que não gostaria mais de jogar, mas não pelo esporte, e sim porque pensa em passar mais tempo com a família e é por este motivo que tem estruturado alguns projetos em Três de Maio, já que aqui é sua base e é onde pretende criar raízes para suas filhas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS

Três de Maio - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Habitantes: 23.876 (IBGE) Prefeito: Marcos Corso (PP) Aniversário: 3 de maio
Três de Maio - RS
Atualizado às 22h46 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 14°

° Sensação
15.3 km/h Vento
60.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Geada
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens