Especiais Política

Deputado Pompeo de Mattos

Jorge da Luz recebe o Deputado Federal Pompeo de Mattos para um bate-papo sobre os acontecimentos direto da Câmara dos Deputados.

18/06/2021 17h43 Atualizada há 1 mês
Por: Giovana Herpich
Deputado Pompeo de Mattos

Darci Pompeo de Mattos, advogado, bancário, ex-vereador, ex-prefeito, com três diplomas de Deputado Estadual e cinco diplomas de Deputado Federal iniciou a conversa com Jorge da Luz explicando o que é e porque defende o trabalhismo. Pompeo relatou que nasceu trabalhista e que carrega uma carga histórica, um legado que herdou de seu pai.

“Vou dizer para ti que cada um de nós tem a sua história. Deus me deu o dom de ser poeta e quando eu me aperto eu faço em verso. Mas é verdade que eu conheço bem a nossa região como a palma da minha mão, nasci, cresci, vivi, me esparramei por aí. Campeiro, missioneiro, das barrancas do Uruguai, como foi meu velho pai e hoje estou aqui, falando contigo, para ti, e essas lembranças que eu carrego eu nunca me esqueço e aquilo que eu não esqueci, eu guardo e reparto contigo” 

Pompeo participou da fundação do PDT, no qual concorreu à primeira eleição do partido e afirmou que o trabalhismo lhe toca muito, já que é um modo de vida, um ideário de mundo que valoriza o trabalho e o capital, que apesar de possuírem uma diferença , tem em comum uma natureza que deve ser compreendida.

Darci ressalta que defende pautas como a educação, agricultura, a produção primária, a produção de alimento, a geração de emprego e de renda e destaca que vivemos um momento positivo por conta do agronegócio, que está em alta e por isso devemos aproveitar este momento para avançar, melhorar, qualificar e expandir a produção.

Segundo o deputado, estamos vivendo um momento muito angustiante, uma pluralidade singular onde as pessoas estão sendo só de um jeito, vivendo em bolhas que não se comunicam e que contam histórias diferentes do mesmo fato. E ainda, destaca: O equilíbrio se faz necessário, no entanto, no Brasil a política se desequilibrou.

“As minhas ideias gostam do debate e do embate, mas eu não vou seguir um enredo que não segue a democracia. Quando a coisa personifica e personaliza ela é imponderável”.

Pompeo de Mattos afirma que a Câmara de Deputados é imprescindível para a democracia e destaca que a democracia tem defeitos, tem suscetibilidade, custo e problemas, mas que a saída para os problemas da democracia é mais democracia, mais transparência. O deputado afirma que a política é muito depreciada, horrorizada e desvalorizada, quando na verdade, o problema não é a política e sim o jeito que se faz política. A política é um instrumento para mudar o mundo, esta mudança pode ser melhor ou pior.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS

Três de Maio - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Habitantes: 23.876 (IBGE) Prefeito: Marcos Corso (PP) Aniversário: 3 de maio
Três de Maio - RS
Atualizado às 00h07 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 18°

° Sensação
15.7 km/h Vento
60.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Sol com algumas nuvens