Especiais Meio Ambiente

Preservar o meio ambiente é preservar vidas

A redação entrevistou o secretário de agricultura e meio ambiente, Volmir Retore, e a bióloga Juliana Meller que falaram sobre a importância da data e os problemas que a região noroeste enfrenta em relação a preservação.

05/06/2021 10h49 Atualizada há 3 semanas
Por: Giovana Herpich
Preservar o meio ambiente é preservar vidas

No dia cinco de junho é comemorado o dia mundial do meio ambiente, que busca conscientizar a sociedade e debater sobre os problemas ambientais existentes no planeta. Neste dia, espera-se que a população obtenha informações relevantes sobre os impactos do homem no mundo e que desta forma, adquira uma postura consciente. 

Em Três de Maio, a necessidade de descartar corretamente materiais inservíveis, fez com que surgisse o EcoPonto, que há três anos contribui para a limpeza pública e a qualidade de vida, se tornando referência para os municípios da região quando falamos sobre preservação do meio ambiente. 

O descarte de materiais inservíveis até o momento da criação do Eco Ponto era realizado nas ruas, riachos e matas no entorno da cidade. Desde a criação deste espaço exclusivo para o descarte correto houve uma redução significativa nos “bota fora irregular”. Podem ser descartados eletrodomésticos, móveis, equipamentos de informática (exceto toner e cartucho de impressora), vidro, lâmpadas, pilhas e demais materiais recicláveis. 

Após o material ser levado ao EcoPonto, ele passa por um processo de curadoria, onde os materiais inservíveis são enviados para a reciclagem ou outros meios de descarte. Aqueles materiais que ainda podem ser utilizados, são enviados para a assistência social, a fim de serem encaminhados a famílias em situação de vulnerabilidade. 

O secretário de agricultura e meio ambiente do município de Três de Maio Volmir Rettore fala sobre as dificuldades e de que forma o cidadão pode contribuir para a diminuição dos impactos ambientais.

“A maior dificuldade que o munícipio tem e eu acho que não é só em Três de Maio, é a conscientização das pessoas, nós vemos que o pessoal tenta burlar o sistema, o controle e a fiscalização, falo isso em questão do desmatamento e do corte de árvores de forma ilegal. Além disso, ações que parecem ser simples, como por exemplo  por  lixo no lugar correto, são negligenciadas. Nós temos aqui na cidade o EcoPonto que facilita o descarte de lixo e que é ecologicamente correto, mas mesmo tendo essa infraestrutura disponível, as pessoas descartam o lixo em qualquer lugar”.

O secretário também destaca que precisamos investir nas novas gerações, e que os pais têm um papel fundamental na hora de dar exemplo do descarte correto

“O que nós sugerimos e pedimos, é que dentro das casas haja exemplo”

A bióloga Juliana Meller ressalta a importância do dia mundial do meio ambiente e destaca o que ainda pode melhorar em relação aos problemas ambientais na nossa região.

“O dia mundial do meio ambiente é uma data que se escolheu a partir da primeira conferência ambiental que aconteceu em Estocolmo em 5 de junho. Assim, usamos este dia para relembrar as primeiras discussões sobre o tema, para que os seres humanos pensassem nas suas ações, e que consequências essas ações têm. Além disso, temos que lembrar que o dia do meio ambiente é todos os dias”.

Juliana ressaltou que estamos inseridos em uma região de produção agrícola, e que como tal, teremos algumas situações que levaram e que levam a algum tipo de degradação. Ao buscarmos na história, em relação a ocupação do espaço geográfico, tivemos um avanço muito grande nas lavouras para a produção de grãos. Na década de 60 e 70 houve uma grande destruição das florestas para o aumento  da produção agrícola, e isso gerou uma série de problemas que hoje estamos enfrentando, como escassez hídrica, baixa diversidade e diminuição dos insetos que fazem a polinização. Esta é uma cultura que trouxe outro sério problema, que é o uso indiscriminado de agroquímicos. 

“Nós sabemos muito bem que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Precisamos usar alguns produtos mas eles precisam ser pensados”

A bióloga ainda destacou que na nossa região tem inúmeras possibilidades, belezas naturais, e uma  série de fatores muito positivos, mas temos nossas ações que estão voltadas e vinculadas à produção agrícola e ao uso dos espaços urbanos que geram estes fatores.

O dia cinco de junho não é só uma data comemorativa, mas sim um lembrete dos impactos negativos da ação humana no planeta. Neste dia busca-se ressaltar a importância de pequenas atitudes para a preservação do meio ambiente.

Pensando nisso, a prefeitura municipal de Três de Maio traz pequenas atitudes através da mudança de hábitos diários que contribuem para a preservação do meio ambiente. 

“É no meio ambiente que encontram-se todos os recursos naturais necessários para a vida tanto dos seres humanos como de outros animais e seres vivos. No entanto, a ação humana tem causado diversos impactos ambientais negativos no planeta, o que pode ser verificado através das reações que assustam e interferem na vida de inúmeros seres vivos, dentre elas o aquecimento global e alterações no ciclo natural de plantas e animais. Não existe tecnologia ou inovação que possa substituir os itens básicos de subsistência. Por isso é importante buscar formas de “ajudar o meio ambiente” através de atitudes, por mais que às vezes pareça que a causa ambiental requer grandes esforços, aparentemente fora do nosso alcance, na prática é mais simples do que se pensa e que com certeza farão diferença a longo prazo”.

Abaixo cita-se alguns exemplos de pequenas ações que podem ser incluídas no dia-a-dia de qualquer pessoa, como:

- Redução do tempo do banho.

- Separar corretamente o lixo para a coleta seletiva.

- Limpeza de uma área específica 

- Consumo consciente ou reaproveitamento de alimentos.

- Consumir alimentos orgânicos da agricultura familiar local.

- Redução do consumo de água.

- Reaproveitamento da água da máquina de lavar.

- Plantio de árvores em locais de importância coletiva.

- Reduzir ou evitar o uso de embalagens, talheres, pratos, copos e canudos descartáveis.

- Andar a pé ou de bicicleta.

- Combinar caronas com os amigos com os devidos cuidados referente a pandemia.

- Economizar energia.

- Evitar o consumismo.

- Usar a criatividade para reaproveitar algo que iria para o lixo.

- Doar roupas ou brinquedos.

- Descarte responsável de materiais.

Devemos sempre lembrar que o exemplo não é feito de palavras e sim de ações as quais devem ser divulgadas para que mais pessoas sejam incentivadas e se engajem em busca de um mundo melhor para as futuras gerações.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS

Três de Maio - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Habitantes: 23.876 (IBGE) Prefeito: Marcos Corso (PP) Aniversário: 3 de maio
Três de Maio - RS
Atualizado às 20h10 - Fonte: Climatempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 19°

16° Sensação
18.6 km/h Vento
68.5% Umidade do ar
83% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens