Especiais Liderança

Liderança e construção empresarial

No programa Análise Franca, Adilson Weddigen CEO Migrate contou a história da startup e destacou a importância de uma liderança empresarial.

04/06/2021 14h46 Atualizada há 3 semanas
Por: Giovana Herpich
Liderança e construção empresarial

No programa desta última quinta-feira (03), Jorge Da Luz trouxe a história de uma empresa que é referência para a região, a multinacional Migrate. O CEO Adilson Weddigen, contou que a história da startup começou em 2002, por meio de um projeto desenvolvido pelo então diretor de tecnologia da empresa John Deere, que tinha dificuldade de encontrar prestadores de serviços na área.

Naquele momento, o diretor elaborou o projeto junto com as universidades e tinha como objetivo escolher 5 alunos na fase final de graduação do curso de sistemas de informação. Adilson relatou que a proposta era participar deste projeto de estágio dentro da John Deere durante dois anos, e depois, ter a opção de criar uma empresa para passar a prestar serviços dentro da área de tecnologia. Assim, em 2004, ao lado de dois sócios, Adilson fundou a startup Migrate Company, que prestava serviços para a John Deere, a qual dava toda a capacitação técnica e de negócio com o apoio da faculdade Setrem, que trazia os ensinamentos do empreendedorismo.

Além da capacitação empreendedora, a Setrem disponibilizou a incubadora tecnológica, que também se iniciava naquele momento, o que levou a Migrate a se instalar dentro dessa incubadora. Além da John Deere, Adilson e os sócios começaram a prospectar outros clientes, se posicionando assim, como uma fábrica de software, abordando as empresas que não haviam encontrado uma solução no mercado para determinados problemas.

“Nós íamos até a empresa, fazíamos o levantamento da necessidade e desenvolvíamos um software de acordo com aquela necessidade”

Em 2008 a John Deere muda sua forma de atuação e faz um processo de terceirização que forçou um reposicionamento da Migrate, que deixa de ser uma fábrica de software e passa a ter um produto. Este produto vem de uma nova oportunidade, que é quando o Brasil começa a digitalizar as operações de emissão fiscal. A startup olha para esta situação e começa a desenvolver uma nova proposta, um serviço que possa ser usado por outras empresas de software. E assim, foi de uma empresa especificamente baseada em serviço, para uma empresa que já tinha um software como serviço.Este produto evoluiu e em 2014 foi transformado em uma plataforma em nuvem, que permite através de uma única integração emitir qualquer tipo de documento fiscal. 

O CEO ressaltou que passou por várias áreas da tecnologia e que construiu sua capacidade de liderança ao longo do tempo, através de experiências e vivências que o levaram a consolidar as características e habilidades de um líder.

“A liderança se dá a partir do conceito de saber servir. Liderar é ser diferente de ser chefe. O chefe manda, o líder desenvolve a capacidade das outras pessoas de exercer aquela função com propósito"

Adilson revelou que o maior  foco é emitir um documento com mais performances, com mais qualidade, e sem travar. Hoje, a Migrate está em um processo de construção empresarial, um processo de reorganização para poder voltar a crescer, focando  na emissão e na gestão de documentos fiscais eletrônicos. Apesar de possuir uma atuação consolidada no Uruguai e no Paraguai, a expansão está focada no Brasil.

“A empresa tem uma função social, conforme ela vai se desenvolvendo, ela precisa desenvolver a comunidade em que ela está”.

O CEO finalizou ressaltando que se conseguirmos nos despir de algumas vaidades e realizarmos um processo de unificação regional, pensando em um propósito maior e de aproximação de instituições, do poder público e poder privado, conseguiremos assim, desenvolver projetos que visam gerar novos negócios construindo uma região grandiosa e próspera.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS

Três de Maio - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Habitantes: 23.876 (IBGE) Prefeito: Marcos Corso (PP) Aniversário: 3 de maio
Três de Maio - RS
Atualizado às 21h12 - Fonte: Climatempo
14°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 19°

14° Sensação
19.7 km/h Vento
68.8% Umidade do ar
83% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens