Especiais Ciclismo

14 dicas e cuidados básicos que vão te ajudar a aproveitar todas as vantagens que o ciclismo oferece

No dia mundial da bicicleta trazemos algumas vantagens do ciclismo, esporte que vem ganhando o coração das pessoas. Confira nossas dicas e cuidados que irão te ajudar a aproveitar ao máximo suas pedaladas.

03/06/2021 18h00 Atualizada há 3 semanas
Por: Giovana Herpich
14 dicas e cuidados básicos que vão te ajudar a aproveitar todas as vantagens que o ciclismo oferece

O ciclismo é um esporte apaixonante e que vem ganhando destaque a cada dia, seja para manutenção da saúde, superação de limites pessoais ou apenas pela sensação de liberdade e fuga do estresse diário. Não há dúvidas que o hábito de pedalar proporciona inúmeros benefícios à saúde, mas é preciso tomar algumas precauções:

14 dicas e cuidados básicos que vão te ajudar a aproveitar todas as vantagens que o ciclismo oferece: 

1) Não é necessário investir, de cara, em uma bike de última geração. Na hora de comprar, tenha em mente o tipo de ciclismo que você pretende praticar. Se o seu objetivo é apenas passear pelos parques e ciclovias de sua cidade, pode adquirir um modelo mais simples. Caso deseje fazer trilhas ou participar de competições, será necessário dedicar atenção a características como tipo de freio, suspensão etc. Além disso, é importante que a bike seja confortável e adequada ao seu biotipo. 

2) É recomendável o uso de capacete e o uso de luvas, já que em uma queda, instintivamente, a tendência é levar as mãos ao solo e a possibilidade de lesão na cabeça é alta. Pense também em óculos que filtram o excesso de luminosidade e protejam seus olhos contra o vento, poeira e insetos. 

3) É recomendável utilizar roupas claras e, à noite, é importante usar jaqueta ou colete refletivo. Iluminação (na bike e no capacete) e espelhos também são muito úteis. 

4) Não pedale com fones de ouvido ou usando celular. Eles podem distrair e impedir que se perceba alguma situação de risco, como a aproximação de um pedestre ou a buzina de um carro. 

5) Mantenha os pneus calibrados. Com pressão baixa, o esforço aumenta muito, acelerando o cansaço. Reparar e trocar um pneu, substituir a câmara de ar, consertar a corrente e efetuar ajustes no câmbio e no sistema de frenagem são algumas coisas que você deve saber para casos de emergência.

6) Verifique os freios. O ideal é que não haja curso excessivo de manetes para frenagens mais rápidas e seguras. Se necessário, faça a regulagem ou troque as pastilhas. 

7) Procure traçar, antecipadamente, a rota a ser seguida, e dê preferência a roteiros servidos por ciclovias (feitas, exclusivamente, para bikes) ou ciclofaixas (caminhos pintados no chão, ao lado das vias destinadas a carros e demais veículos). Na falta delas, procure se colocar na faixa à direita da via, mas não muito perto da guia. Ocupe um terço da faixa ou a metade, em vias mais tranquilas. 

8) Evite fazer ultrapassagens com o trânsito em movimento. Espere para fazer esse tipo de manobra apenas com os veículos parados. Para isso, fique atento às motos. 

9) Uma dica essencial de segurança é realizar o registro de sua bike, de forma que ela possa ser facilmente localizada em caso de furto. Ou mesmo que sejam enviadas informações vitais do próprio ciclista ao sistema de registro. 

10) Pedalar em grupo é mais seguro do que sozinho. Existem centenas de ciclistas que se reúnem para passear e há turmas específicas para quem está iniciando como você. 

11) Essa dica vale tanto se você for pedalar sozinho ou acompanhado por alguém iniciante: faça trajetos que você conheça, que tenham ciclovias ou ciclofaixas. Pedalar por locais que você conhece fará com que se sinta mais confiante além de evitar que se perca. Com o tempo, vai ser comum você explorar novos percursos e ambientes, mas isso só com calma e experiência. 

12) Essa dica vale ouro e é ignorada por muitos ciclistas. O alongamento, além de colocar seu corpo para movimentar antes do treino, vai aquecer seus músculos e prepará-los para a carga da pedalada.

13) Leia sobre ciclismo, converse com lojistas e vendedores, visite os sites das marcas de bicicletas e se envolva com esse assunto com frequência. Isso vai fazer com que você conheça sobre para que cada peça, acessório e bicicleta são desenvolvidas. Informar-se sobre esse mundo vai te ajudar a compreender melhor sobre suas 

14) Por mais intuitivo que seja no começo, não pedale perto do meio-fio, pois, isso traz um grande risco de acidentes e quedas, por um simples toque da roda na guia. Com o tempo, você mesmo vai identificar as suas necessidades e fazer os ajustes e preparações necessárias, além de aprender técnicas que vão melhorar seu desempenho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS

Três de Maio - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Habitantes: 23.876 (IBGE) Prefeito: Marcos Corso (PP) Aniversário: 3 de maio
Três de Maio - RS
Atualizado às 21h53 - Fonte: Climatempo
14°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 19°

14° Sensação
23.8 km/h Vento
69.6% Umidade do ar
83% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens