Especiais Comunicação

Negócios, liderança e o futuro da comunicação na sociedade

No programa Raízes da Terra, Marcos Domanski, comunicador da rádio Cidade Canção, nos contou sobre como a comunicação e a tecnologia avançam juntas e a importância de tê-las em diferentes áreas.

28/05/2021 18h24 Atualizada há 3 semanas
Por: Giovana Herpich
Negócios, liderança e o futuro da comunicação na sociedade

Natural do Rio Grande do Sul, Marcos Domanski mudou-se para Bahia sendo muito jovem, onde trabalhou como aprendiz e iniciou sua paixão pelo rádio. Marcos está no ar há 30 anos no Noroeste do Rio Grande do Sul e nos falou sobre o futuro da comunicação.

“A comunicação é fundamental em nossas vidas e passou por muitas fases. O rádio, por exemplo, permanece sempre se atualizando e se aliando às novas tecnologias”.

O radialista destacou que no passado existiam vários segmentos dentro de uma rádio, onde haviam várias salas de diversos setores e que interagiam com perfeita sincronia. Com o tempo, a tecnologia foi compactando alguns setores e eliminado-os, diminuindo a quantidade de funções.

Marcos relatou que no passado o rádio tinha uma interatividade mais pessoal, um contato mais direto com o público, que por sua vez, ia até a emissora para conhecer os apresentadores ou pedir música. Todos estes contatos fizeram parte da história do rádio, que com o passar do tempo foi absorvendo as mudanças tecnológicas, evoluindo e tomando formas diferentes. Entre a década de 90 e o início dos anos 2000, com a ajuda da internet a interatividade se tornou ainda maior, ampliando o campo de pessoas.  

Hoje, o público está mais próximo do comunicador, tornando o rádio muito mais democrático, ou seja, não é o apresentador que impõe, ele recebe a notícia ou informação e vai agindo conforme é direcionado, com os devidos filtros e opiniões, como comunicador, é necessário mediar as opiniões, para não haver uma comunicação agressiva. Os avanços tecnológicos estão alterando a forma das pessoas se comunicarem e se informarem, tornando a comunicação mais rápida e dinâmica. 

“Muita gente compartilha notícias com a gente no rádio, mandam links e informações, que precisamos filtrar. Eu sei o que vou conduzir, eu sou guiado e tenho que absorver, pesquisar e dar um retorno para as pessoas. Buscar a fonte da informação é sempre o mais adequado.”

Segundo Marcos, a inteligência artificial está muito presente em nosso dia a dia, a própria pandemia acelerou os processos tecnológicos e nos forçou a desconstruir hábitos, trazendo o novo em um conceito totalmente diferenciado. Por exemplo, antes precisávamos ir, para quase tudo, ao banco, hoje conseguimos realizar muita coisa através de um aplicativo. Com estas mudanças, é normal que as pessoas demorem para se adaptar e aprender, mas aos poucos, vamos nos habituando a acompanhar e a usar os meios que vieram para inovar.

Neste contexto, algumas pessoas até se questionam se suas profissões continuarão existindo, pois hoje já se deparam, tendo como seu concorrente direto, a tecnologia.

Além disso, surgirão novas profissões que aos poucos serão introduzidas. Na esfera comercial, as empresas começaram a usar a tecnologia para saber mais sobre seu consumidor, captar seu estilo de vida, estilo de consumo e que tipo de oferta ele gostaria de receber, para assim, planejar uma abordagem que não seja agressiva. A maior prova que temos da inteligência artificial usada pelas empresas, é quando pesquisamos determinado produto e logo após, começamos a receber ofertas e anúncios sobre aquele produto, tornando o desejo de compra ainda maior. 

“Somos induzidos, ao pensarmos que estamos no controle, que estamos escolhendo, mas na verdade somos os escolhidos. Nós, como consumidores, somos os produtos. Há análises de comportamento de consumo, onde as instituições selecionam as pessoas como produto e direcionam  seus serviços ou mercadoria de acordo com o que você está vivendo, de acordo com suas emoções”.

Dentro da economia, destaca-se o conceito de economia simbiótica que vem muito forte junto com a inteligência artificial, que seriam as parcerias que lutam por causas, como por exemplo inclusão social e sustentabilidade. Por exemplo, o Airbnb é um aplicativo desenvolvido, onde não há um único estabelecimento de hotel ou propriedades, apenas uma rede.  O mesmo caso do Uber, que não detém nenhum veículo próprio, mas possui uma rede de veículos disponíveis para o consumidor. A economia simbiótica está presente e traz um benefício que é a menor quantidade de extração para novos produtos e busca repensar através da indústria, ações mais adequadas para que os produtos ou serviços sejam mais duráveis. 

Na educação, Marcos destacou que apesar da evolução das tecnologias, uma coisa que jamais vai mudar é  interatividade pessoal,  já que não vamos para um estabelecimento de educação apenas para aprender o que está contido em um livro, e sim, para interagir, trocar ideias e a partir disso socializar e somar outros conhecimentos. Nada vai substituir um professor, mas irão surgir novos estilos de  professores que terão relação com as novas tecnologias, ampliando as zonas de conforto. 

“Não é sobre a forma da educação, mas na dedicação de cada um”. 

Em termos de liderança, o comunicador ressaltou que é necessário você saber liderar a si mesmo, onde está, para onde vai e como se prepara. Nesta liderança, você vai buscar influências positivas e analisar o destino que você poderá ter.

“Não podemos parar no tempo, porque senão ficaremos velhos. Eu pretendo não ficar velho, pretendo ficar idoso, porque o velho acaba se deteriorando e sendo descartável. Nós queremos transformar o mundo, mas aos poucos você percebe que a mudança deve começar por si mesmo, com pequenas ações”.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS

Três de Maio - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Habitantes: 23.876 (IBGE) Prefeito: Marcos Corso (PP) Aniversário: 3 de maio
Três de Maio - RS
Atualizado às 21h53 - Fonte: Climatempo
14°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 19°

14° Sensação
23.8 km/h Vento
69.6% Umidade do ar
83% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens