Especiais Olhar atento

Os jornais que Três de Maio teve

A evolução da comunicação três-maiense.

23/02/2021 09h55 Atualizada há 2 dias
Por: João Carlos Binicheski
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Antes do atual (e consolidado) Semanal, e do também três-maiense Folha Cidade, o nosso Município teve outras experiências na área do jornalismo impresso. Vou falar dos que conheci, que cheguei a ler, embora provavelmente não sejam os primeiros. Aliás, tenho uma vaga impressão de ter ouvido falar que já se editou aqui até um periódico no idioma alemão. 

Paixão por rádio e jornal

Sempre gostei de comunicação. A minha brincadeira preferida, era fazer de conta que era locutor. A ponta removível de um regador, aquele chuveirinho que espalha a água, era o microfone por onde transmiti notícias, narrei partidas de futebol, gols memoráveis. Adulto, consegui apresentar um programa semanal na Rádio Comunitária ACESA FM, de Santo Cristo.  

Os primeiros jornais daqui que eu conheci

Mas o assunto desta matéria é jornal. Ou, mais precisamente, jornais. Jornais três-maienses. Na mesma proporção que era ouvinte de rádio e sonhava  estar dentro de um estúdio, também devorava os jornais que me chegavam às mãos. Na minha infância lembro de dois semanários que existiam aqui, praticamente na mesma época. Um deles, o Folha Gaúcha, que segundo o que informava o “Expediente” tinha como editores Renato Moreira e Rui Elói Arend. O Renato não conheci, mas o segundo, o horizontinense Rui, tornamo-nos conhecidos mais tarde. O outro órgão de imprensa escrita da mesma época chamava-se O Tresmaiense. Não lembro de ter lido alguma edição. Se a minha memória não me trai, era editado pelo Conselho de Desenvolvimento Comunitário. 

Da impressão off-set ao jornalismo eletrônico

Mais tarde, já nos anos 70, tivemos aqui o histórico A Integração, empreendimento do Professor João Seno Bach e do político santa-rosense Antônio Carlos Borges. Foi o pioneiro na impressão em off-set, na extinta Gráfica Wünsch. A Integração cobriu Campeonatos Varzeanos memoráveis, conquistas espetaculares da dupla Bo-tal, e o grandioso FEEC. Mais tarde foi vendido a empreendedores de Horizontina. 

Já nos anos 80, o já citado Rui Elói Arend manteve aqui o Tribuna Livre, onde fiz a minha estreia como colunista. Depois tive colunas semanais também no Semanal daqui, e no Correio Semanal, de Santo Cristo. 

E assim chegamos à era dos jornais eletrônicos. A tecnologia hoje nos atropela. Não faz muito tempo eu colocava em dúvida esse meio de comunicação de massa. Nada substitui o gostinho de folear um jornal de papel – dizia. Pois agora, se me perguntarem quando li um jornal impresso pela última vez, não saberei responder!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olhar atento
Sobre Olhar atento
Por João Carlos Binicheski, servidor público e advogado.
Três de Maio - RS
Atualizado às 05h28 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

19° Sensação
11 km/h Vento
81% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens