Especiais Programação

De Cima do Muro faz a sua primeira Análise Franca no Clic Noroeste

Nesse primeiro programa recebemos o ex-presidente da FAMURS e ex-prefeito de Palmeira das Missões Eduardo Russumano Freire.

23/02/2021 08h53 Atualizada há 2 dias
Por: Jorge da Luz
De Cima do Muro faz a sua primeira Análise Franca no Clic Noroeste

O Clic noroeste inaugurou o quadro Análise Franca na última sexta feira, dia 19, esse quadro de debates visa à apresentação de ideias e soluções num formato simples, despojado, moderno e realista. A página De Cima do Muro colabora com a plataforma Clic Noroeste na fundamentação das análises através das entrevistas que são apresentadas no modelo vodcast (podcast em áudio e vídeo).

Nesse primeiro programa recebemos o ex-presidente da FAMURS e ex-prefeito de Palmeira das Missões Eduardo Russumano Freire, o Dudu Freire. Inicialmente Dudu Freire fez uma abordagem onde ele relatou as condições, que no seu entender, são as exigências atuais para os bons agentes políticos: equilíbrio e busca de convergências. Ouvimos em seguida o relato das atribuições da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Rio grande do sul, os seus propósitos e as suas realizações, entre elas está à oferta do suporte técnico aos municípios e o suporte às demandas locais e regionais das populações e dos seus municípios. Nessa fala do Dudu, tivemos como exemplo a discussão dos royalties do petróleo que trouxe um incremento para a receita dos municípios que ainda não estavam sendo contemplados com valores dessa arrecadação.

 “Só a vacinação em massa pode restabelecer a boa saúde do Brasil e o bom andamento da nossa economia.”

Mesmo afirmando que a busca de pavimentação para os acessos aos municípios seja uma determinação prioritária, o combate a PEC de extinção dos municípios e a luta pela inclusão das minorias também fizeram coro prioritário no mandato 2019/2020, no entanto, o enfrentamento a pandemia tornou-se a pauta de maior relevância no último semestre do seu mandato.  Dudu seguiu afirmando que a reforma tributária tornar-se-á uma das pautas mais importantes do momento, precisamos definir um pacto federativo mais justo.

“É no município que as coisas acontecem”. 

No programa foi debatida a questão das emendas parlamentares e foi comentado sobre a gestão dos recursos que vão até a Federação para depois retornarem através da indicação de parlamentares, uma fórmula que mantém os poderosos sempre no poder. Falou-se sobre a AMUFRON, associação da nossa região de fronteira noroeste e que tem uma atuação destacada no compartilhamento da visão de políticas regionais. “A união faz a força”.  Foi um bate papo esclarecedor e muito proveitoso, vale à pena conferir.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
De cima do muro
Sobre De cima do muro
Por Jorge da Luz.
Três de Maio - RS
Atualizado às 03h43 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

20° Sensação
11.9 km/h Vento
78.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens