Cultura Rio Grande do Sul

Morre aos 88 anos o cantor e compositor gauchesco Telmo de Lima Freitas

Tradicionalista era considerado um dos maiores artistas de música nativista no Estado.

19/02/2021 09h23
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um dos principais nomes da música e da cultura nativista no Rio Grande do Sul, o cantor e compositor Telmo de Lima Freitas, 88 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (18), em sua casa na cidade de Cachoeirinha (Região Metropolitana de Porto Alegre).

Nascido em São Borja (Fronteira-Oeste com a Argentina), ele deixou filhos, filhas, netos e bisneta. O falecimento foi confirmado à imprensa pela filha Ione Freitas, sem detalhar a causa da morte não foi informada.

Até o fim da noite não havia informações sobre a cerimônia fúnebre. A prefeitura de Cachoeirinha, onde o artista residia, decretou luto oficial de três dias – medida que também foi decretada em Uruguaiana e São Borja.

Freitas era conhecido por clássicos como as canções “Esquilador” (vencedora da nona edição da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, em 1979) e “Baile de Rancho”. Com o álbum “A Mesma Fuça”, recebeu o Troféu Açorianos em duas categorias: Melhor Compositor e Melhor CD Regional. Também publicou o livro de poesias crioulas “De Volta ao Pago”.

MTG se manifesta

O MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), que teve o artista como conselheiro honorário e patrono da Semana Farroupilha em 2009, manifestou-se por meio das redes sociais.

“Vamos apresentar uma homenagem ao nosso saudoso conselheiro honorário Telmo de Lima Freitas, que nos deixou nesta quinta-feira, aos 88 anos. Teremos as participações se César Oliveira, João Luiz Corrêa, entre outros. Participe!”, dizia um dos textos, sobre uma “live” programada pela entidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Três de Maio - RS
Atualizado às 04h26 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

19° Sensação
11.9 km/h Vento
78.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens